close
logorovivo2

Emater realiza dia de campo no sábado (19)

Emater realiza dia de campo no sábado (19)

DA REDAÇÃO

18 de Setembro de 2015 às 09:59

Emater realiza dia de campo no sábado (19)

FOTO: (Divulgação)

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) realiza no próximo sábado (19), um dia de campo do cultivo do tambaqui na BR

421, quilômetro 43, na LHC-30 (quilômetro 06), na propriedade de Amaro Claudino Neto (mais conhecido como Marinho da 30).

Às 08 da manhã haverá a inauguração de um abatedouro de frango que é a Granja Comari, na BR-421, quilômetro 27, cujo proprietário é Márcio Venâncio. Já às 08:40, haverá a abertura de uma agroindústria de panificação na BR-421, quilômetro 45, na LHC-25 (Prainha, quilômetro 06), que é a Panificação Jamari (de propriedade de Imaculada Conceição de Oliveira), onde estarão presentes autoridades locais e estaduais.

A partir das 09 da manhã, na propriedade de Amaro Claudino Neto (BR-421, quilômetro 43, LHC-30, quilômetro 06, lote 46, gleba 58), acontece um café da manhã. Em seguida, acontecem as oficinas, onde cada atividade terá meia hora de duração, sendo quatro estações simultaneamente, totalizando quatro rodadas de cada oficina.

Os temas serão os mais variados como: Apresentação da Propriedade e Crédito Rural (comandada pela Emater de Monte Negro, produtor Amaro Claudino Neto e Banco da Amazônia), Qualidade da Água e Regularização da Piscicultura (com Hélio Casara da Emater/RO), Manejo e Engorda do Tambaqui (Nutrizon) e Comercialização do Tambaqui (Sebrae).

Ao meio-dia, haverá um grande almoço, e em seguida, a entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR) aos produtores. A expectativa é de grande presença dos produtores rurais da região (pelo menos 200 pessoas), além de autoridades e parceiros.

Segundo João Ricardo dos Santos, gerente do escritório local da Emater em Monte Negro, a piscicultura está crescendo bastante na região do Vale do Jamari, por isso, a escolha do setor para este evento. “O tema de piscicultura foi escolhido devido à grande procura dos produtores rurais. Tanto pela regularização das pisciculturas já implantadas, quanto produtores com vontade de começar uma nova atividade, diversificando a renda e aproveitando o recurso hídrico da propriedade rural. Mas, sempre deve ser observando um fator preponderante que é o fator sustentável”.

De acordo com João Ricardo, a meta do evento é regularizar os produtores rurais para que eles gerem mais emprego e renda. “A pretensão principal é que o piscicultor que não está de acordo com a legislação ambiental, saia da informalidade e se regularize, sendo o papel da Emater o de regularizar de forma gratuita e mostrar que é um processo rápido e fácil. Também queremos mostrar as técnicas de produção e controle da qualidade da água, da sanidade do peixe e comercialização do produto”, destacou ele.

Números

Segundo a Emater, hoje há em Monte Negro hoje aproximadamente 100 piscicultores com os mais variados tamanho de lâmina d’água, sendo que são cerca de 350 hectares de lâmina d’água, com produção média de 8 toneladas por hectare, chegando ao total de 2.800 toneladas por ano. “Esse é um número que só tende a crescer, considerando que a Emater de Monte Negro já está assessorando a implantação de pelo menos mais uns 20 hectares até o fim do ano”, apontou João Ricardo.

De acordo com o gerente do escritório da Emater, o principal incentivo na piscicultura é a desburocratização tornando o processo mais célere. No evento do sábado (19), o Secretário Estadual de Agricultura, Evandro Padovani, vai entregar o Cartão Mais Calcário, que contribuirá ainda mais para o avanço da atividade. “Sendo que em nossa região não temos usina de calcário. Outro auxílio primordial é o Crédito Rural que permite que o produtor rural possa realizar seu investimento ou custeio de insumos a um prazo razoável para o reembolso aos bancos, com juros baixos e sempre auxiliado pela Emater”, encerrou ele.

O dia de campo da Emater em Monte Negro conta com o apoio do Banco da Amazônia, Supremax, Zaltana Pescados, Sebrae, Nutrizon, Prefeitura Municipal da cidade e o Governo de Rondônia.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS