close
logorovivo2

FISIOTERAPEUTA: Especialista em ortopedia e traumatologia da Astir divulga certas patologias

São diversas as patologias tratadas, confira as mais comuns

ASSESSORIA

8 de Fevereiro de 2018 às 12:04

FISIOTERAPEUTA: Especialista em ortopedia e traumatologia da Astir divulga certas patologias

FOTO: (Divulgação)

O fisioterapeuta, Italo Azevedo divulga algumas patologias passíveis de tratamento, em ortopedia e traumatologia.

 

A intervenção da fisioterapia traumato-ortopédica é de suma importância na prevenção e no tratamento de distúrbios do sistema musculoesquelético, osteomioarticulares e tendíneas. E nos casos de trauma traumatológico, onde o paciente sofreu algum procedimento cirúrgico.

 

O tratamento visa maximizar a funcionalidade do paciente reduzindo o quadro doloroso e as alterações encontradas no sistema motor e sensitivo.

 

São diversas as patologias tratadas, as mais comuns são:

• LER/DORT

• Pós- operatório de cirurgia ortopédica (próteses de quadril, joelho, ombro, artroscopias, dentre outras)

• Hérnia de disco

• Osteoartrose

• Tendinite

• Reabilitação pós fraturas

• Contraturas e estiramentos musculares

• Alterações posturais

• Lesões ligamentares

 

Objetivos da fisioterapia traumato ortopédica

 

Prevenção:

Através de avaliações detalhada do paciente, podemos observar desequilíbrios musculares e posturas viciosas adquiridas no dia a dia o que podem levar a futuras lesões e traumas como as fraturas. No âmbito ocupacional, o trabalhador esta exposto a movimentos repetitivos que gera uma lesão do sistema musculoesquelético devido à utilização excessiva e da falta de tempo para a recuperação. A fisioterapia traumato-ortopedica adota medidas educacionais quanto a posturas e como manter uma boa funcionalidade do sistema musculoesquelético.

 

Reabilitação pós- lesões:

Algumas lesões não podem ser evitadas, podendo ocorrer em treinos específicos, uma competição e até mesmo na realização das atividades diárias, nesses casos a função da fisioterapia traumato-ortopedica é devolver o paciente ao seu ritmo de vida sem prejuízos a sua capacidade de realizar as suas atividades.

 

Reabilitação no pós-operatório:

Nas cirurgias ortopédicas a fisioterapia traumato-ortopedica possui um papel fundamental na reabilitação, acompanhando passo a passo a evolução do paciente. Intervindo no auxilio da cicatrização da estrutura lesada, mantendo a movimentação, evitando assim os efeitos deletérios da imobilização como a fraqueza muscular, e a hipotrofia. Deixando o paciente totalmente apto para o retorno das suas atividades diárias.

 

Os tratamentos são baseados em técnicas e protocolos específicos para cada patologia.

 

A fisioterapia traumato-ortopédica promove e incentiva o cuidado a saúde e através do processo de reabilitação faz com que o paciente possa retornar a sua vida normal e o mais rapidamente possível.

 

O vice-diretor executivo da Astir, ST PM Mauro Seibert cientifica os associados que o centro de fisioterapia da Astir, profissionais especialistas atendem de segunda às sextas-feiras, manhã e tarde, para melhor conforto do paciente. Em caso de urgência e emergência o paciente deve ser conduzido ao Serviço de Pronto Atendimento, onde receberá socorro médico e a enfermeira chefe convocará o fisioterapeuta de sobre aviso, completou Seibert.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS