close
logorovivo2

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: Médico especialista da Astir orienta

Médico ginecologista e obstetra – Dr. A. Brasil

ASSESSORIA

24 de Fevereiro de 2018 às 08:08

GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA: Médico especialista da Astir orienta

FOTO: (Divulgação)

O médico especialista em ginecologia e obstetrícia, A. Brasil orienta as pacientes sobre os ciclos de menstruação como segue:

 

Menarca - Menarca é a primeira menstruação de uma mulher, que acontece durante a adolescência, entre os 10 e os 15 anos de idade.

 

Após a primeira menstruação o corpo da mulher já está preparado para ter filhos, passando assim por intensas transformações biológicas, psicológicas e sociais.

 

Sintomas da Menarca

Assim como as outras menstruações, a menarca pode apresentar cólicas.

 

Duração da Menarca

A duração da primeira menstruação varia de mulher pra mulher, mas geralmente o fluxo é fraco e dura aproximadamente 3 dias. É comum o ciclo ser irregular no primeiro ano, a próxima menstruação pode acontecer  2 ou 3 meses após a menarca.

 

Mudanças Corporais após a menarca

A menarca é considerada um evento central da puberdade feminina, e marca o inicio de inúmeras mudanças corporais como o desenvolvimento das mamas, aumento de peso, desenvolvimento dos órgãos genitais, aparecimento de pêlos pubianos e nas axilas e aumento dos quadris.

 

Climatério - O climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva. Essa alteração ocorre devido a uma diminuição dos hormônios produzidos pelos ovários levando ao fim da fase reprodutiva da mulher e ocorre por volta dos 50 anos.

O climatério precoce ocorre quando estes sintomas surgem por volta dos 40 e 45 anos de idade.

 

Sintomas do climatério

  • Ondas de calor repentinas
  • Falta de desejo sexual
  • Menstruação irregular, acordar muitas vezes durante a noite
  • Insônia, sudorese, formigamentos, irritabilidade
  • Cansaço, ansiedade, choro fácil, tontura, palpitações
  • Esquecimento, tristeza, dor de cabeça, falta de concentração
  • Secura vaginal, dor nas relações
  • Infecção urinária, dor nas articulações
  • Incontinência urinária ao esforço
  • Dor muscular, osteoporose, perda dentária
  • Doenças cardiovasculares

 

Estes sintomas iniciam-se antes da última menstruação e podem durar até 3 anos após essa ocorrência.

 

Para o diagnóstico do climatério devem-se observar os sinais e sintomas que a mulher apresenta e pode-se realizar a dosagem hormonal para confirmá-lo.

 

A menopausa - É caracterizada pelo fim da menstruação, por volta dos 45 anos de idade, e é marcada por sintomas como ondas de calor que surgem repentinamente e a sensação de calafrios que vêm logo a seguir.

 

O tratamento para menopausa pode ser feito através da reposição hormonal sob indicação do ginecologista, mas também pode ser feito de forma natural com o uso de fitoterápicos.

 

O que acontece na menopausa

 

O que acontece na menopausa é que o organismo deixa de produzir os hormônios estrogênio e progesterona, e isto pode gerar sintomas como ausência de menstruação, ondas de calor e irritabilidade, mas nem todas as mulheres percebem estes sintomas, para algumas a menopausa pode passar quase que despercebida sendo somente diagnosticada pelo médico através de um exame de sangue que verifica a questão hormonal.

 

Os sintomas da menopausa podem surgir a partir dos 35 anos de idade e tendem a se intensificar a partir desta idade. A idade da menopausa varia entre os 40 e 52 anos. Quando ela ocorre antes dos 40 é chamada de menopausa precoce e quando ocorre depois dos 52 anos, menopausa tardia.

 

Algumas alterações que acontecem na menopausa são:

 

  • Cérebro: alterações de humor e da memória, irritabilidade, depressão, ansiedade, dor de cabeça e enxaqueca;
  • Pele: aumento da sensibilidade ao calor, vermelhidão, acne e pele seca;
  • Mamas: aumento da sensibilidade da mama e caroços;
  • Articulações: Diminuição de a mobilidade articular, rigidez;
  • Sistema digestivo: Tendência a prisão de ventre;
  • Músculos: cansaço, dor nas costas, diminuição da força muscular;
  • Ossos: Perda da densidade óssea;
  • Sistema urinário: secura vaginal, enfraquecimento dos músculos que suportam o reto, útero e bexiga, tendência a desenvolver infecções urinárias e vaginais;
  • Fluidos corporais: retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

 

 

SGT PM RR Fábio Macedo – Presidente do CONSAD

 

O presidente do conselho administrativo da Astir, SGT PM RR Fábio Macedo informa que o ambulatório da Astir disponibiliza médicos especialistas em ginecologia obstetrícia as segundas, quartas e quintas-feiras por agendamento. “Em caso de urgência e emergência a paciente deverá ser encaminhada ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA), 24 horas, 7 dias por semana, com médico equipe de enfermagem, entre outros. “O médico avaliará o caso e se for necessário encaminhará a paciente para o especialista ou Hospital conveniado, disse Fábio.

 

 

Fontes: Dr. A. Brasil ginecologista/ SGT PM RR Fábio Macedo/ https://www.tuasaude.com/menarca/ https://www.tuasaude.com/climaterio/

https://www.tuasaude.com/menopausa/

Texto: Jornalista Wilson Souza e sites da fonte

Fotos: Jornalista Wilson Souza

Formatação e publicação: Stanley Monteiro - Website

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS