close
logorovivo2

Médica da Astir alerta sobre os riscos de amigdalites e sinusite

Rivani explica que amigdalite, também conhecida por tonsilite, é a infecção das amígdalas, que pode ser causada por diversas outras infecções.

ASSESSORIA ASTIR

16 de Abril de 2018 às 11:54

Médica da Astir alerta sobre os riscos de amigdalites e sinusite

FOTO: (Assessoria Astir)

A médica, Rivani Neves, alerta para o risco de amidalites e rinites, principalmente nesta época do ano, devido o clima estar seco, muita poeira, os quais podem conter bactérias em suspensão no ar, como também, a alternância em ambientes refrigerados com ar condicionado e outros com temperatura ambiente.

Médica Rivani Neves

 

Rivani explica que amigdalite, também conhecida por tonsilite, é a infecção das amígdalas, que pode ser causada por diversas outras infecções. As amígdalas são tecidos linfóides, localizados na região anterior da garganta. Ao todo, são quatro, porém, a olho nu, só se consegue enxergar duas, as palatinas - por isso que grandes partes das pessoas consideram que somente possuem duas amígdalas.

 

A função desses linfóides é proteger o organismo, evitando, assim, que outros tipos de infecções aconteçam. Porém, por ser o primeiro órgão a entrar em contato com agentes patógenos, é ele que primeiro fica infectado.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a doença atinge, na maioria das vezes, crianças. Em grande parte dos casos, a amigdalite é ocasionada por vírus, porém pode ter como causa bactérias e fontes desconhecidas também.

 

Já a sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.

 

Finalizando a médica diz que em caso de dúvida procure atendimento médico.

O vice-diretor executivo da Astir, Subtenente Mauro Seibert alerta os associados para não (automedicação), por indicação de terceiros, pois que de acordo com os médicos e o Ministério da Saúde, pode ser perigoso para sua saúde. Em caso de urgências e emergência o paciente dever ser encaminhado para o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) que funciona 24 por dia, 7 dias por semana, com médico, equipe de enfermagem, Hospital Tiradentes, leitos de observação no SPA e outros profissionais de saúde de sobre aviso, disse Seibert.

Fonte: Rivani Neves (médica)/ https://consultaremedios.com.br/crsaude/o-que-e-amigdalite-bacteriana-viral-aguda-cronica-e-tratamentos/problemas-de-saude/sua-saude

 http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sinusite

 

Texto: Jornalista Wilson Souza/ Dra. Rivani/ sites da fonte

Fotos: Jornalista Wilson Souza

Formatação e publicação: Stanley Monteiro - Web site

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS