close
logorovivo2

DIREITOS: 13º salário, férias e revisão salarial anual a agentes políticos vira súmula no TCE

Além disso reconhece o direito à extensão da revisão geral anual (reposição inflacionária igual ao do servidor público municipal).

RONDONIAOVIVO

10 de Julho de 2018 às 16:31

DIREITOS: 13º salário, férias e revisão salarial anual a agentes políticos vira súmula no TCE

FOTO: (Divulgação)

A questão do pagamento de 13º salário, férias e revisão salarial anual a agentes políticos está pacificada no âmbito do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia. A Côrte de Contas publicou em seu Diário Oficial desta segunda-feira 09.07, o Acórdão APL-TC 00258/18, em que reconhece aos agentes políticos o direito de receber essas concessões por possuírem natureza retributiva e alimentar.

 

Além disso reconhece o direito à extensão da revisão geral anual (reposição inflacionária igual ao do servidor público municipal). A única ressalva feita pelo Tribunal de Contas no “Enunciado Sumular” é que as prefeituras estejam atentas aos tetos constitucionais, aos limites da LRF e a previsão desses benefícios na Lei Orgânica Municipal, na lei local instituidora e na lei orçamentária.

 

A questão era alvo de várias discussões entre a Côrte e os Municípios. Em 2010, o Tribunal de Contas do Estado já reconheceu, através de um Parecer Prévio, a possibilidade de pagamento de Gratificação Natalina a agentes políticos, num Processo de Consulta formulado pela Prefeitura do Município de Urupá. O entendimento foi precursor inclusive para o STF, que julgou em 2017, um Recurso Extraordinário sobre a questão.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS