close
logorovivo2

35 ANOS: Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário

25 sócios fundadores – alguns homenageados postumamente - receberam uma placa em agradecimento pelos relevantes serviços prestados à atuação em defesa da Justiça

ASSESSORIA - AMERON

14 de Agosto de 2018 às 15:12

35 ANOS: Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário

FOTO: (Assessoria - Ameron)

No último sábado, 11 de agosto de 2018, a data celebra o Dia dos Magistrados e coincide com a véspera do Dia dos Pais. E foi embalado por essas comemorações que os patriarcas do Poder Judiciário rondoniense receberam homenagens da Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron). No aniversário dos 35 anos da entidade, 25 sócios fundadores – alguns homenageados postumamente - receberam uma placa em agradecimento pelos relevantes serviços prestados à atuação em defesa da Justiça, pela segurança dos direitos da sociedade de Rondônia e pela contribuição ao engrandecimento da Ameron. Outras duas placas foram descerradas: uma em comemoração aos 35 anos da Associação e a outra com os nomes de todos os sócios fundadores.

 

O Estatuto da Ameron prevê no Capítulo 10, no qual trata, “Das Disposições Gerais”, no artigo 40, a seguinte redação: “A Diretoria fará afixar em quadro, na sede social, o nome dos sócios fundadores”. A placa que traz os nomes dos 25 pioneiros apresenta a celebre frase da historiadora Emília Viotti da Costa, “um povo sem memória é um povo sem história”.

 

O presidente da Ameron, desembargador Alexandre Miguel, em discurso falou sobre o andamento dos trabalhos associativos como o resgate da carreira da magistratura, os eventos realizados ao longo do ano em comemoração aos 35 anos da Ameron e ainda destacou a importância das ações desenvolvidas pelos sócios fundadores para a construção da Associação. “Se o Tribunal de Justiça de Rondônia conta com a lendária história dos sete samurais do Judiciário, a Ameron revela nesta manhã os 25 guerreiros que juraram fidelidade à Justiça e contribuíram para a construção da imagem desta Associação de Magistrados”, destacou o presidente da Ameron.

 

Em seguida, cada sócio fundador presente à solenidade foi chamado para receber as placas de honraria, entregues pela vice-presidente da Ameron, juíza Inês Moreira da Costa. As famílias dos magistrados falecidos também devem, posteriormente, receber a lembrança em casa.

 

O desembargador Valter de Oliveira tinha apenas 25 anos quando participou da assembleia geral que fundou a Ameron e lembra com detalhes os momentos marcantes que vivenciou no exercício da magistratura. “Todos os primeiros magistrados se tratavam como irmãos, passamos pelas fases dos concursos e era um torcendo pelo outro. Quando fui designado para a comarca de Vilhena com o juiz Fernando Lopes Soares tivemos a grata surpresa de recepcionarmos o Presidente da República, general João Baptista Figueiredo. Ele veio inaugurar a BR. Até então, nunca havia conhecido um Presidente pessoalmente e ali podemos iniciar o trabalho pioneiro de implantação da Justiça Comum e da Justiça Eleitoral, onde organizamos a primeira eleição estadual”, relembra o magistrado.

 

O desembargador aposentado Gabriel Marques de Carvalho também se recorda dos primórdios do Judiciário rondoniense e a simbólica história da primeira reunião que deliberou a criação da Ameron, realizada no antigo restaurante Acapulco. “Tudo começou no dia 26 de julho de 1982 e elegemos o juiz Hélio Fonseca como primeiro presidente, essa sede campestre só foi adquirida depois de muitos anos na gestão do desembargador Eurico Montenegro Júnior. Tenho orgulho de fazer parte dessa magistratura que acompanha o crescimento do Estado. Neste momento, passa um filme na minha cabeça desde quando cheguei em Rondônia quando havia muita poeira, tudo estava se abrindo e começando. O Estado cresceu, está crescendo e ainda tem muito a crescer”, comentou.

 

Após a solenidade os magistrados pioneiros se juntaram à nova geração para comemorar o aniversário dos 35 anos com o almoço. As festividades se estenderam à noite com a realização de um jantar acompanhado pelo baile que foi regido pela Banda Cerimonium tocando os hits de sucesso dos anos 80 e 90.

 

 

35 ANOS: Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário
35 ANOS: Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário
35 ANOS: Sócios-Fundadores da Ameron são homenageados na festa de aniversário

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS