close
logorovivo2

ALERTA: Médica da Astir explica e orienta sobre doenças sazonais

Bronquite é uma inflamação do brônquio e pode ser multifatorial.

ASSESSORIA - ASTIR

14 de Agosto de 2018 às 17:59

ALERTA: Médica da Astir explica e orienta sobre doenças sazonais

Médica Cintia Gomes FOTO: (Assessoria - Astir)

A médica, Cintia Gomes explica e orienta sobre as doenças sazonais nessa época em Rondônia, principalmente na Capital Porto Velho, devido ao clima úmido e quente, como também, poeira, queimadas, entre outros agentes causadores.

 

As patologias como bronquite, asma, pneumonia, bronquiolite, entre outras, podem atingir um grande número de pessoas, sobretudo as crianças, que são os pacientes mais acometidos dessas patologias.

 

 

Patologias:

 

Bronquite: É a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigênio até os pulmões. Existe na forma aguda, quando sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar permanecem por no máximo algumas semanas, e na forma crônica, quando o problema acompanha o indivíduo pela vida toda.

 

Asma: Asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas. O pulmão do asmático é diferente de um pulmão saudável, como se os brônquios dele fossem mais sensíveis e inflamados - reagindo ao menor sinal de irritação.

 

Pneumonia: Pneumonia é uma infecção que se instala nos pulmões (órgão duplo localizado um de cada lado da caixa torácica). Pode acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os interstícios (espaço entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue.

 

Bronquiolite: Bronquiolite é uma infecção infantil comum, em que ocorre o inchaço e acúmulo de muco nos bronquíolos, que são passagens menores de ar presentes nos pulmões. A bronquiolite ocorre quase sempre quando um vírus infecta os bronquíolos, que são os menores das vias aéreas, ramificadas a partir dos brônquios – os principais tubos de respiração dos pulmões.

 

Bronquiolite pode, eventualmente, também ser causada por infecção bacteriana, mas é raro. A infecção viral faz com que os bronquíolos inchem e fiquem inflamados. O muco fica acumulado nos bronquíolos, o que dificulta o fluxo do ar para dentro e para fora dos pulmões.

 

Mas a bronquiolite também pode ser causada por outros vírus, incluindo aqueles que causam a gripe ou o resfriado comum.

 

A bronquiolite é uma doença contagiosa. Uma criança contrai o vírus causador da mesma forma que contrairia o vírus do resfriado e da gripe – no ar, geralmente após uma pessoa doente tossir, espirrar ou falar. Também é possível contrair bronquiolite por meio de objetos compartilhados, tais como utensílios de cozinha, toalhas ou brinquedos.

 

A médica ALERTA: Não tome qualquer tipo de medicamento sem receituário médico, sobras de medicamentos ou por indicação de terceiros, pode ser prejudicial para sua saúde e em alguns casos podem ocorrer dosagens altas (overdose) e levar o paciente até o óbito.

 

O diretor executivo da Astir, CB PM Alan Mota, indica aos associados que o ambulatório da Astir Porto Velho mantém médicos de segundas às sextas-feiras, manhã e tarde para melhor comodidade de todos. O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) está aberto 24 horas, 7 dias por semana, cm médico, equipe de enfermagem, Hospital Tiradentes, outros profissionais de saúde de sobre aviso a serviço da sua saúde, afirmou Fábio.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS