close
logorovivo2

CÂNCER: Hospital do Amor agenda servidoras para campanha anual Outubro Rosa

O principal objetivo da mobilização é sensibilizar a população para a detecção precoce do câncer

SECOM

25 de Setembro de 2018 às 16:20

CÂNCER: Hospital do Amor agenda servidoras para campanha anual Outubro Rosa

FOTO: (Ilustrativa)

Os exames médicos para prevenir o câncer de colo de útero e de mama oferecidos pelo Hospital de Amor da Amazônia alcançarão as servidoras do Estado de Rondônia nos dias 3 e 4 de outubro, marcando o início das ações da campanha anual Outubro Rosa voltada às mulheres.


Serão realizados exames papanicolau para prevenção do câncer de colo de útero e mamografia para prevenir o câncer de mama. As ações serão viabilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. A carreta estará à disposição do público alvo, no estacionamento Pirarucu.



O principal objetivo da mobilização é sensibilizar a população para a detecção precoce do câncer. “O câncer, principalmente o de colo de útero, é silencioso, geralmente a mulher não sente os sintomas no início. Por isso é importante fazer os exames anualmente, porque se for diagnosticada alguma alteração será no início, quando as chances de cura variam entre 80% e 90%”, explica Eusiene Dalpra, técnica de enfermagem, que atua na GPES.

 



Agendamentos



Os agendamentos estão sendo feitos no ambulatório do Palácio Rio Madeira, no edifício Pacaás Novos, das 8h às 13h, entre os dias 21 e 28 de setembro. Para fazer o agendamento é preciso que a servidora leve em mãos cópia do RG, CPF, comprovante de residência e do cartão do SUS.

 



Pré-requisitos:



Para realizar a mamografia, as mulheres precisam ter entre 40 e 69 anos de idade, não estar grávida ou amamentando, não ter sido diagnosticada com câncer de mama ou em tratamento.



Para fazer o exame preventivo Papanicolau, as mulheres precisam ter entre 25 e 64 anos, não estar grávida, não utilizar pomada ginecológica ou duchas dois dias antes do exame e não ter relação sexual dois dias antes do exame. Após a menstruação, as mulheres precisam aguardar cinco dias para realizarem este exame.
 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS