close
logorovivo2

ODONTOLOGIA: Cirurgião-Dentista da Astir descreve tratamentos de patologias

O completo odontológico atende de segundas às sextas-feiras manhã e tarde e nos fins de semana e feriados obedecendo a uma escala de plantão

ASSESSORIA ASTIR

9 de Outubro de 2018 às 09:09

ODONTOLOGIA: Cirurgião-Dentista da Astir descreve tratamentos de patologias

Cirurgião - dentista Rodrigo Andretta FOTO: (Assessoria Astir)

O cirurgião-dentista, Rodrigo Andretta, clinico geral e especialista em ortodontia (Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

 

Visite o site www.astir.org.br e acesse o link  no qual constam dias e horários de atendimento dos profissionais cirurgiões-dentistas para sua comodidade.

 

Restauração e obturação dentária:

 

Tanto a restauração quanto a obturação são procedimentos utilizados para recuperar dentes que sofreram danos. No entanto, segundo Rodrigo, isso não significa que sejam iguais. “São coisas distintas”, afirma o especialista em estética restauradora e endodontia. “Quando estamos nos referindo a recomposição de faces comprometidas de um elemento dental, utilizamos a expressão restauração, que a rigor significa:

 

“Devolver a forma, a função e a estética do elemento dental”, explica ele. Já na obturação, por sua vez, o processo ocorre de forma diferente. “Nesse caso você está de fato apenas fechando hermeticamente aquele espaço do interior do elemento dental.”

 

Sensibilidade na arcada dentária:

 

 A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

 

Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis à cárie e doenças gengivais.

 

Raspagem na arcada dentária:

 

A raspagem periodontal é um tratamento para controlar ou evitar algumas doenças periodontais que acometem gengivas, dentes e ossos que surgem sem não houver os cuidados adequados com a higiene oral. Ela tem o objetivo de retirar a placa bacteriana e tártara que se forma na superfície dentária na linha da gengiva e eventualmente na raiz dentária, dentro da gengiva.

 

A atividade bacteriana libera toxinas que inflamam a gengiva e causa vermelhidão e sangramento. Se não houver o controle inicial, a gengiva adquire forma de bolsas (chamadas bolsas periodontais) e abre espaço para formação de placa bacteriana e tártara na raiz dentária. É nesse momento que a raspagem periodontal desse material se faz necessária para evitar problemas mais graves, como o amolecimento e a queda do dente.

 

 

Extração dentária:

 

exodontia é o ato cirúrgico que corresponde a uma extração de dente, ou seja, é remover, extrair, “tirar” ou “arrancar” um dente. “A extração dentária é uma pequena cirurgia ou operação, referida como um dos procedimentos estomatológicos mais ancestrais de que há registro. 

 

A necessidade de extração de dentes ocorre no adulto com relativa freqüência em conseqüência de diversos problemas dentários. Na criança, nos dentes decíduos ou dente de leite ou temporários a extração de dentes pode também ser necessária em determinadas circunstâncias.

 

A extração pode ser efetuada em qualquer um dos dentes (incisivo, canino, pré-molar ou molar). Devido a alguns problemas de erupção o dente do siso ou terceiro molar (superior ou inferior) é um dos dentes, muitas vezes, indicado para exodontia.

 

Na maior parte das vezes, a extração envolve apenas um único dente, mas em muitos casos podem ser extraídos dois ou mais dentes na mesma consulta cirúrgica sem qualquer contra-indicação (exodontia múltipla).

 

Estomatologia

 

Estomatologia é uma especialidade da Odontologia que tem como finalidade prevenir, diagnosticar e tratar as doenças que se manifestam na cavidade da boca e no complexo maxilo-mandibular.

 

Também é atribuição do estomatologista estar atento para o diagnóstico, e o devido encaminhamento ao médico, de doenças sistêmicas que possam apresentar manifestação na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

 

O dentista especialista em estomatologia é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas com a boca (e todo aparelho estomatognático). O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

 

O cirurgião-dentista Rodrigo fala que todos os profissionais de saúde que atuam na área de odontologia ao realizar qualquer tipo de tratamento podem identificar alguma patologia conforme acima descrito. Assim sendo, encaminha para o especialista.

 

O SGT PM RR Debrando, gestor do complexo odontológico das Astir informa que o complexo odontológico da Astir conta com 6 consultórios modernos, climatizados e humanizados, materiais e ferramentais de alta qualidade, esterilizados, material penso, entre outros. Em caso de dúvida ou marcação de consultas ligue 9 8403 4917 (operadora claro), em horário comercial.

 

 

SGT PM RR Debrando – Gestor da odontologia

 

 

Debrando diz que o completo odontológico atende de segundas às sextas-feiras manhã e tarde e nos fins de semana e feriados obedecendo a uma escala de plantão, o profissional dentista fica de sobre aviso, pois em caso de urgência e emergência o médico plantonista, do Serviço de Pronto Atendimento da Astir 24 horas, faz o socorro imediato e a enfermeira chefe requisita a presença do odontólogo no Serviço de Pronto Atendimento, afirmou. 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS