close

PORTO VELHO: Fórum Popular de Mulheres promove encontro no espaço "Tapiri"

A agenda Mulherios consiste em promover diálogos feministas para uma sociedade sem violência de gênero

ASSESSORIA

17 de Maio de 2019 às 16:08

PORTO VELHO: Fórum Popular de Mulheres promove encontro no espaço "Tapiri"

FOTO: (Divulgação)

Nesta sexta-feira (17/05), será realizado em Porto Velho a Agenda "Mulherios", uma iniciativa do Fórum Popular de Mulheres (FPM) para difusão do conhecimento, da arte e da integração política, social e cultural, articulando as mulheres na cena de luta em Defesa dos Direitos Humanos e da cidadania das mulheres na Amazônia e na sociedade.

 

A agenda Mulherios consiste em promover diálogos feministas para uma sociedade sem violência de gênero. Nessa 2ª edição da Agenda Mulherios, o tema se volta para Mulheres na Amazônia e a dinâmica do novo feminismo em pauta. O evento, de acordo com Benedita Nascimento, ativista e coordenadora do FPM, contará com a participação de duas articuladoras do MAMA –Acre, (Concita Maia e Lidianne Cabral), onde será realizada uma reunião ampliada do Mama, com os grupos de mulheres, coletivos feministas e organizações sociais sobre o Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia, que trás como pauta a organização do II Encontro Internacional de Mulheres da Amazônia (MAMA).

 

De acordo com a programação da Agenda Mulherios, as atividades acontecem no Espaço Tapiri, na Rua Franklin Tavares, 1353, bairro Pedrinhas, com previsão de iniciar às 15h com a reunião Ampliada do Movimento Articulado de Mulheres da Amazônia (MAMA) com a participação de coletivos feministas  e grupos de mulheres. Às 16h30 Mulherios: Mulheres na Amazônia e a dinâmica do novo feminismo em Pauta; às 18h Confluência do Canta Mulher 2020: visões e conexões,  seguido do BAZART: atrevid@as.com  e as 19h30 - Palco Livre Canta Mulher, com as artista de Porto Velho Leninha Lima, Vanessa Farias e Lidianne Cabral, de Rio Branco (AC). A entrada é gratuita.

 

FORUM POPULAR DE MULHERES

 

O Fórum Popular de Mulheres (FPM) nasceu no ano de 1992 no município de Porto Velho, durante as atividades organizadas pela Sociedade Civil, Ong`s e Sindicatos, na comemoração do Dia 08 de Março-Dia Internacional da Mulher. Sua criação foi motivada por um grupo de mulheres feministas que pautavam na esteira de suas ações a luta em defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e defendiam o Direito à vida sem violência, a moradia, a saúde, a educação e o meio ambiente sustentável.

 

Durante três décadas, o Fórum mobilizou mulheres e homens envolvendo, grupos sociais, ong´s, sindicatos, escolas, igrejas, universidades e empresas na luta em defesa dos direitos e da cidadania plena das mulheres no âmbito local e regional.

 

Integrou-se a diversas redes, movimentos e organizações de mulheres em nível nacional, participando da construção de agendas e plataformas de ações no contexto das políticas publicas no âmbito regional, nacional e internacional. A exemplo do I Encontro de Mulheres da Amazônia (MAMA) e da 1ª Conferência Internacional de Mulheres rumo a Beijing, conhecida como PEQUIM/95. Coordenou e organizou na Região Norte a 1ª Marcha Mundial de Mulheres, em defesa da “Terra, da Vida e da Cidadania!”.

 

Ao longo da sua história, como fórum de articulação feminista das lutas em defesa dos direitos da mulher, realizou campanhas pelo fim da violência contra a mulher, pactuou e protocolou junto aos governos Municipal, Estadual e Federal, tratados e denúncias de violação de direitos das mulheres, reunindo no universo de suas ações e lutas, apoios e parcerias de Instituições, Sindicatos e Ong”s,  marcando o cenário de organização das mulheres e suas lutas em Rondônia e na Amazônia.

 

Existência e Identidade: Articular mulheres e integrar ações no contexto das lutas sociais em defesa dos direitos humanos das mulheres, da cidadania e justiça social

 

Motivação: Ações de luta feminista pelos direitos humanos e igualdade de gênero na sociedade.

 

Atuação: Produção e difusão do conhecimento pelo engajamento social, político e cultural.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS