close

NATUREZA: Incrível expedição mostra as belezas do Monte Tracoá em Rondônia

O objetivo da expedição foi de, além de viver uma aventura de quatro dias no local, observar a situação de preservação e conhecer o trabalho que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)  faz na região

POR FERNANDO PEREIRA - RUL.COM.BR

17 de Julho de 2019 às 16:03

NATUREZA: Incrível expedição mostra as belezas do Monte Tracoá em Rondônia

FOTO: (Divulgação)

Uma comitiva formada por cinco integrantes acadêmicos da Região Central de Rondônia, visitou na semana passada, o monte Tracoá,  o pico mais alto de Rondônia com cerca de 1.126 metros que fica situado dentro do Parque Nacional Pacaás Novos, na região do município de Campo Novo de Rondônia. 

 

A expedição foi realizada no início desse mês de julho. 

 

A comitiva foi liderada pelo Biólogo José Francisco, sócio-proprietário da Amazon Struthio, empresa que trabalha processamento do óleo de Avestruz em Mirante da Serra. Os outros quatro integrantes da comitiva são: Ângelo moura, acadêmico de Marketing da UNICESUMAR e executivo de vendas  da Rede TV; Diogo Nascimento Cardozo, professor do curso de Odontologia da UNIJIPA; Osvaldo Henrique Cardoso Preato, acadêmico de Direito; e Gabriel de Souza Araújo, acadêmico de Engenharia.

 

Experiência marcante

 

O objetivo da expedição foi de, além de viver uma aventura de quatro dias no local, observar a situação de preservação e conhecer o trabalho que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)  faz na região. 

 

“A experiência foi surreal. Vi e vivencie situações que só tinha visto em filmes. Fui marcado pelo lugar”, disse Ângelo Moura.   

 

“Essa riqueza é para o Mundo, não é só para o povo de Rondônia. Que Países e entidades de todo planeta possam ajudar nosso parque com recursos e projetos cada vez mais fortes para combater e defender essas riquezas que se não for enfrentada com rigor, será destruída”, disse José Francisco, coordenador da expedição. 

 

No terceiro de visita, os expedicionários encararam o desafio de tentar chegar a um dos picos do monte Tracoá conhecido como “peito de moça”. 

 

“Nesse ponto, a altimetria chegou a 1,154 metros acima do nível do mar. Esse local era desejado por muitos, mas todas as demais expedições, devido às muitas dificuldades, nunca haviam chegado até ele. Decidimos encarar o desafio e vencemos. O prêmio foi ter visto uma das mais belas vistas panorâmicas da minha vida. Ficamos emocionados com a beleza da natureza em seu estado intocado. No local nós vimos uma rica variedade de plantas e flores”, descreveu Ângelo.


“É a partir desse parque é que se forma, praticamente, a bacia hídrica do nosso estado. São mais de duas mil nascentes que formam os principais rios que abastecem o estado. Se há um local em Rondônia que pode ser chamado de rico em biodiversidade, com certeza o Parque Pacaás Novos é este lugar”, pontuou José Francisco.

 

O Parque

 

O Parque Nacional de Pacaás Novos foi criado em 21 de setembro de 1979, pelo Decreto Nº 84.019. Tem área de 764 mil hectares e perímetro de 650 km. Sua criação busca a preservação de ecossistemas naturais e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas, a educação ambiental e o turismo ecológico.

 

 

Seu bioma é o da Amazônia Ocidental. Abrange parte dos municípios de Guajará-Mirim, Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Alvorada d'Oeste e São Miguel do Guaporé.


Abriga o Monte Tracoá, o ponto mais alto de Rondônia, com 1.126 metros de altitude, na Serra dos Pacaás Novos (Fonte: Guia Geográfico).

 

   

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS