close

SETEMBRO AMARELO: Uniron realiza I Simpósio de Saúde Mental em Porto Velho

O objetivo do evento é discutir com a comunidade acadêmica, profissionais da área e comunidade em geral sobre as formas de enfrentamento ao suicídio

ASSESSORIA

23 de Setembro de 2019 às 10:23

SETEMBRO AMARELO: Uniron realiza I Simpósio de Saúde Mental em Porto Velho

FOTO: (ASSESSORIA)

O Curso de Psicologia da UNIRON no dia 17 de setembro, o I Simpósio de Saúde Mental: violência auto provocada – complexidade e caminhos. O objetivo do evento é discutir com a comunidade acadêmica, profissionais da área e comunidade em geral sobre as formas de enfrentamento ao suicídio, tema que vem sendo abordado neste mês em função do Setembro Amarelo. Os dados sobre suicídio, ainda que exista uma sub notificação, são alarmantes.

 

Frequentemente, acompanhamos através da imprensa, casos de suicídio envolvendo pessoas de todas as idades e ambos os sexos. Nos últimos 7 dias em Porto Velho, acompanhamos pelo menos 3 casos envolvendo homens que se suicidaram.  Ontem à tarde, tivemos um caso de um jovem que estava nos altos de um prédio público da capital com o intuído de tirar a própria vida, que felizmente foi convencido a desistir da sua intenção.

 

Segundo a Lei nº 13.819, entende-se por violência auto provocada, os casos de suicídio consumado, as tentativas de suicídio e o ato de automutilação, com ou sem ideação suicida.

 

Na mesa de abertura do evento, intitulada “Setembro amarelo e as políticas públicas de saúde mental” contamos com a presença dos psicólogos Daniel Lima, Nikoli Gubert e Pedro Lira, além do Defensor Público e também professor do curso de direito da UNIRON, Fábio Roberto de Oliveira Santos, que falou sobre a Judicialização da saúde mental.

 

Para a noite de hoje, 18 de setembro, teremos os psicólogos Beatriz Ximenes, Maicon Roger Gomes Pires, onde debaterão com a platéia sobre o psicoterapeuta diante do comportamento suicida e atendimento a crianças e adolescentes com ideação suicida e automutilação. E para encerrar o encontro, teremos o psicólogo Tiago Siena com uma palestra sobre psicologia positiva: ciência do bem estar e da auto realização.

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS