close

NOTA: Governo de Rondônia manifesta pesar por Cláudio Feitosa

O Governo também manifesta gratidão por tão alta elevação do nome desta terra

SECOM - GOVERNO DE RONDÔNIA

3 de Outubro de 2019 às 14:15

NOTA: Governo de Rondônia manifesta pesar por Cláudio Feitosa

FOTO: (SECOM-GOVERNO DE RONDÔNIA)

Manifestamos à família e a todos os amigos e conhecidos o nosso pesar pelo falecimento do escritor Cláudio Batista Feitosa, aos 83 anos. Ele foi um cidadão muito importante para a formação cultural de nossa gente, um escritor com a preocupação amazônica e, ao mesmo tempo, um amazônida por excelência.

 

Amazonense com a maior parte de sua vida em Rondônia, homem respeitado na sociedade e nas instituições, ele será sempre lembrado pela autoria do Hino do Município de Porto Velho, que escreveu em 1983; pelas letras da Canção da Brigada Príncipe da Beira (17ª Brigada de Infantaria de Selva), da Base Aérea de Porto Velho, e da Polícia Militar de Rondônia.

 

Em 1947, aos 14 anos de idade, Cláudio Feitosa foi o primeiro a escalar a Serra da Muralha, na região do Abunã, atualmente limítrofe ao Parque Nacional Mapinguari. Dos seus diversos livros, um deles, o romance Camarão Verde, foi ambientado na garimpagem das selvas do Abunã e recebeu a medalha de ouro da Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias do Rio de Janeiro, em 2010.

 

Era integrante da Academia de Letras de Rondônia, honrou também a Maçonaria Brasileira, para a qual criou o brasão do Grande Oriente Estadual de Rondônia. Foi também leiloeiro público da Junta Comercial do Estado.

 

Sua família sempre se identificou e colaborou com o progresso cultural de nosso estado, a exemplo do arquiteto Sílvio Carvajal Feitosa, um dos filhos dele, autor da Bandeira do Estado.

 

Por tudo isso, o Governo também manifesta gratidão por tão alta elevação do nome desta terra.

 

 

CORONEL MARCOS ROCHA
Governador do Estado de Rondônia

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS