close

UNIRON: Curso de Enfermagem realiza o I Fórum de Debates sobre Saúde Mental

Desafios multiprofissionais frente aos agravos da atualidade

ASSESSORIA

7 de Outubro de 2019 às 15:55

UNIRON: Curso de Enfermagem realiza o I Fórum de Debates sobre Saúde Mental

FOTO: (ASSESSORIA)

O I Fórum de Debates em Saúde Mental da UNIRON, em momento alusivo ao Setembro Amarelo, discutiu especificamente sobre a saúde mental de jovens e adultos, principalmente dos que estão inseridos na faculdade, mergulhados na vivência do ensino superior.

 

 

 

Participantes do I Fórum de Debates sobre Saúde Mental

 

 

 

De acordo com o Professor de Enfermagem da UNIRON, Doutor em Saúde e Ambiente, Marcuce Antônio, “um dos objetivos do Fórum foi ter uma linguagem direta para os jovens acadêmicos inseridos em diversos espaços de convivência e falar dos principais fatores que acometem as questões de saúde mental”, destacou.

 

 

 

Professor do Curso de Enfermagem Marcuce Antônio

 

 

 

Na programação do I Fórum de Debates sobre Saúde Mental os participantes contaram com uma vasta programação ao longo do dia, entre elas palestras sobre Panorama de Epidemiologia  das Violências em Rondônia, ministrada pela Técnica da Agevisa/RO, Janilda Carvalho Romano; Apresentação de Projetos de Prevenção e Promoção à Saúde Mental no Espaço Escolar, por alunos de Enfermagem da UNIRON, sob a Coordenação da Prof. Ms. Mara Célia Reis; e Saúde Mental de Jovens Universitários: Uma Visão Contemporânea, ministrada pela Enfermeira Doutora e Suicidologista, Líder do Observatório de Violência da Universidade Federal de Rondônia, que dentre as muitas abordagens falou sobre as dificuldades que os jovens acadêmicos lidam socialmente, como a disputa de espaço de poder, relacionamentos, entre outros.

 

 

Palestrantes: Cristiano Paula, Psicólogo. Wilma Suely, Enfermeira, Doutora, Suicidologista. Inaê Oliveira, Matriciamento e Atenção Multiprofissional. Marcuce Antônio, Professor Enfermeiro Doutor em Saúde e Ambiente.

 

 

 

Para a Coordenadora do Curso de Enfermagem da UNIRON, Lisséia Cristiane, a proposta do Fórum foi “justamente de trazer o jovem e o adulto acadêmico para uma linguagem clara, onde ele pudesse falar de prevenção, de cuidados, de sinais e sintomas, de como identificar e principalmente, de como lidar e realizar uma abordagem apropriada à outros jovens, citou.

 

 

 

Ao centro, Coordenadora do Curso de Enfermagem – Lisséia Cristiane

 

 

 

O professor Marcuce acrescentou que atualmente os principais índices de óbitos de jovens que cometem suicídio ou que entram em depressão é por falta de uma abordagem adequada. Desta forma, o Fórum também intenta orientar o acadêmico e o público externo, sobre como que ele deve lidar diretamente com questões relacionadas a índices de suicídio e questões de depressão nos espaços de convivência sejam eles quais forem.

 

O Diretor da Faculdade UNIRON, Alexandre Porto, salientou que “Saúde Mental é um tema em voga, que todo mundo fala, mas ao mesmo tempo é algo que apresenta muito risco, porque a gente acaba lendo muita coisa, ouvindo muita coisa, e praticando pouco ou nada.

 

No evento, estiveram palestrantes, pessoas que trabalham na área da Saúde Mental, pesquisadores, doutores da área que abordaram com maestria o assunto diretamente com o público jovem, que consequentemente terão a partir do Fórum maior conscientização de como lidar em situações relacionadas à Saúde Mental.

 

 

 

 

Diretor da UNIRON, Alexandre Porto

 

 

 

O I Fórum de Debates sobre Saúde Mental da UNIRON foi proposto pela Coordenação do Curso de Enfermagem com a colaboração dos professores da disciplina de Saúde Mental na Enfermagem que perceberam a necessidade de expandir para além da sala de aula, alcançando o público externo, quanto da possibilidade de se discutir Saúde Mental.

 

O evento foi realizado no dia 03 de Outubro de 2019 no Auditório da UNIRON Shopping. O valor da inscrição foi a doação de 01 brinquedo que será doado para as crianças atendidas pelo Projeto Beradero da UNIRON.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS