close

DIREITO: Uniron realiza palestras “O Direito de Família na Contemporaneidade”

O evento foi realizado no Auditório da UNIRON – Unidade III – Shopping

ASSESSORIA

8 de Outubro de 2019 às 16:45

DIREITO: Uniron realiza palestras “O Direito de Família na Contemporaneidade”

FOTO: (ASSESSORIA)

O evento abordou assuntos como “O papel da Defensoria Pública nos conflitos de família”, “Guarda e Seus Reflexos na Contemporaneidade”, “Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos no Direito de Família”, “Famílias Contemporâneas” e “O Casamento Canônico - Nulidades e seus efeitos”. Esta última teve como palestrante o Sr. Jornas Viana, Advogado, atuante em Direito Canônico.

 

Para Jonas Viana “a discussão sobre as nulidades do casamento na igreja é um ramo do direito que as escolas normalmente não dão muita importância porque não é um ramo do direito que está afeto à justiça comum nacional, mas é importante, onde muitos advogados já estão começando a atuar e também é um campo que os estudantes do direito deveriam começar a descobrir”, destaca.  

 

Acadêmica de Direito da UNIRON, Veralice Araújo da Silva cursa o 8º período e garante que com as palestras ela pôde aprender ainda mais sobre o Direito.

 

 

Veralice Araújo da Silva – Acadêmica UNIRON

 

 

 

O Professor Especialista em Direito da UNIRON, Fábio Viana, foi um dos organizadores das palestras e disse que o evento atingiu o seu objetivo uma vez que oportunizou aos acadêmicos um contato com os profissionais da área do Direito de Família, dentre eles, promotores, advogados, defensores e juízes que atuam diretamente na área de Família, trazendo uma visão qualificada do ponto de vista de suas formações e da profissão.

 

 

 

Professor Especialista Fábio Viana

 

 

 

Maycon Douglas Melo de Sousa, também acadêmico de Direito da UNIRON, cursa o 5º período, e vê as palestras como sendo “de qualidade do Direito Civil, da parte da Família, o que agrega muito valor. A gente sabe que a Faculdade não quer que sejamos alunos medianos, então ela realiza atividades. Essa palestra é um exemplo, para fazer com que as matérias sejam mais interessantes para a gente aprender, e viver, mais do dia a dia do Direito e de como será a rotina de um profissional do Direito daqui para a frente”.

 

 

Maycon Douglas Melo de Sousa – Acadêmico UNIRON

 

 

 

Professor de Direito da UNIRON, Mestre Sandro Luiz Alves de Moura, foi debatedor em todas as palestras do evento, desempenhou esta função com maestria e acrescentou: “Foi muito prazeroso porque é uma grande preocupação que o operador do direito tem ao tema chamado Família, porque a família é a base de tudo o que temos na educação, na construção do direito como um todo, do comportamento social, das realidades de muitos problemas que a gente vê a mídia comentar, mas não sabe exatamente qual é a origem. Logo, tudo começa pela família, desde uma mãe que é a essência da natureza de uma família até um pai, os filhos, uma avó, um tio, e isso vai crescendo e criando outras dimensões. Vai galgando a sociedade, alcançando a vizinhança, os amigos, e vai crescendo chegando ao ponto do que chamamos de Estado, do poder público tomando conta do todo, gerenciando isso tudo. Os alunos engajaram nesse projeto, participaram efetivamente, principalmente nos últimos debates que foram mais polêmicos, falando da evolução da família até chegar na contemporaneidade, coisa que é uma realidade que a gente vive e não enxerga. O evento num todo teve essa importância, porque começou a nos mostrar aquilo que a gente sente, mas não vê.”

 

Charles Martis – Promotor de Justiça Titular da 2ª Vara de Família da  Comarca de Porto Velho, palestrou sobre “A Guarda e Seus Reflexos na Contemporaneidade”, sendo este título um dos capítulos do livro “Conversas sobre Direitos II” lançado no evento, cujo Charles  é co-autor.

 

Charles diz que “esses eventos são muito importantes porque você divulga conhecimento, os alunos estavam bastante interessados, foram muito participativos, os debates foram excelentes, e nessa oportunidade eu falei sobre A Guarda e Seus Reflexos na Contemporaneidade dentro de uma visão no Direito de Família, procurando explicitar  as modalidades de guarda, analisando desde a lei de 2008 até a lei de 2014 que indica a guarda compartilhada como  a que deveria ser utilizada como base para essas questões de família e a partir de 2014 a regra do sistema é a guarda compartilhada, fizemos toda uma análise sobre esse período.”

 

 

O evento foi realizado no Auditório da UNIRON – Unidade III – Shopping e foi organizado pelos Professores Sandro Luiz Alves Moura e Fábio Viana.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS