close

26ª SEMACOM: Comunicação Social homenageou jornalistas locais e premiou trabalhos

A mostra científica, que acontece desde junho/2015, premia os melhores trabalhos acadêmicos de cada semestre

ASSESSORIA

4 de Novembro de 2019 às 17:57

26ª SEMACOM: Comunicação Social homenageou jornalistas locais e premiou trabalhos

FOTO: (ASSESSORIA)

O Curso de Comunicação Social – Jornalismo e Publicidade e Propaganda – realizou, de 28 a 31 de outubro, a XXVI Semana de Comunicação da UNIRON, no auditório do Campus Shopping. Com o tema “Comunicação e Representatividade: A mídia como holofote social”, a XXVI SEMACOM reuniu acadêmicos e profissionais com destaque no mercado de trabalho, e promoveu um espaço de troca de conhecimento e experiências.

 

Na ocasião, o Diretor da UNIRON, os Professores de Comunicação Social e os Acadêmicos presentes, renderam homenagens com certificação aos jornalistas Euro Tourinho, Lúcio Albuquerque, Nonato Neves, Sara Xavier e Silvio Santos - o Zé Katraca. Essas pessoas, cujas histórias foram retratadas nos E-books desenvolvidos pelos acadêmicos do 4º, 5º e 6º períodos de Jornalismo, estavam presentes na cerimônia, com exceção de Euro Tourinho, que teve como representante seu filho, Eurinho Filho.

 

 

 

 

Para o diretor da Uniron, Alexandre Porto, as pessoas devem ser homenageadas, por suas ações e méritos, em vida. Os e-books apresentados na Mostra Científica são parte do trabalho interdisciplinar, que neste semestre foi orientado pelos professores Benedito Teles e Iule Vargas.

 

O grupo que contou a trajetória de Euro Tourinho, intitulou o trabalho como Euro Tourinho, pelos olhos do Alto Madeira”. O trabalho contou com a contribuição de depoimentos do jornalista Anísio Gorayeb, também presente na cerimônia.

 

Já o e-book “As histórias de Zé Katraca contadas por Silvio Santos”, cujo título já revela o personagem do trabalho, fala sobre a vida jornalística e cultural de Silvio Macedo dos Santos, exímio jornalista que assina a coluna “Zekatraca”. O homenageado publicou em um site local: Fiquei deveras emocionado com a produção! Basta lembrar, que os futuros jornalistas, foram fundo na pesquisa e conseguiram inclusive, depoimento do Ernesto Melo que canta parte de uma música que ele compôs em minha homenagem. Obrigado Acadêmicos!

 

 

 

 

Lúcio Albuquerque, grande jornalista regional, muito se emocionou ao ver a apresentação do trabalho que contou sua trajetória jornalística. Da mesma forma, Nonato Neves, uma das maiores referências do jornalismo esportivo, também recebeu homenagens.

 

A professora Sara Xavier Duque Estrada de Oliveira, também foi uma das homenageadas, com o e-book “Um contador de histórias nunca morre” ganhou como Melhor Projeto Interdisciplinar, o prêmio mais desejado da Mostra, além de Melhor Fotografia, Melhor Projeto Audiovisual e Melhor E-book.

 

 

 

 

O curso de Publicidade e Propaganda também mostrou para quê veio. O prêmio Melhor Planejamento de Comunicação/Campanha ficou para os integrantes do projeto Xavier Acessórios, que movimentaram as redes sociais, e criaram um mascote (Xavierzinho) para a empresa estudada. Disseram que em nenhum momento esperavam ganhar o prêmio, mas afirmaram: “foi a melhor sensação possível saber que fomos capazes de realizar esse trabalho, e isso se deve muito aos professores que nos ajudaram e nos apoiaram.

 

 

 

 

Com o prêmio de Melhor Site/Blog e Melhor Produção em Áudio, o projeto “A Dona da Voz”, enfrentou o desafio de contar a história da rádio através de um personagem histórico, em que se superaram, personificando “as ondas do Rádio com a voz de Léa Silva”. Os participantes do grupo disseram que a XXVI SEMACOM foi muito importante para eles, pois ela fez abrir seus olhos para outras oportunidades e outros aprendizados, “o mundo está mudando, mas ainda há uma diferença muito grande no reconhecimento da mulher no meio profissional. Resolvemos trazer figuras femininas em nosso projeto para mostrar que elas fazem parte da história do mundo!

 

 

 

 

Ainda em Publicidade e Propaganda, como Melhor Pesquisa, o projeto Rei das Capinhas criou uma campanha publicitária respeitando todas as etapas propostas no trabalho, como se estivessem em uma agência publicitária de verdade. “A experiência foi desafiadora e empolgante para todo o grupo. Trabalhar em um projeto que você sabe que vai encontrar no mercado de trabalho é enriquecedor. Ficamos felizes pelo reconhecimento”, destacou o grupo.

 

 

 

 

 

 

Acompanhe agora a premiação geral da Mostra Científica na XXVI Semana Acadêmica de Comunicação Social da UNIRON!

  • Melhor Pesquisa: Rei das Capinhas;
  • Melhor Produção em Áudio: blog A Dona da Voz;
  • Melhor Produção Audiovisual: e-book A Contadora de Histórias - Sara Xavier;
  • Melhor Site: blog A Dona da Voz;
  • Melhor Fotografia: e-book A Contadora de Histórias – Sara Xavier;
  • Melhor Planejamento de Comunicação/Campanha: Xavier Acessórios
  • Melhor E-book: A Contadora de Histórias - Sara Xavier;
  • Melhor Projeto Interdisciplinar: A Contadora de Histórias - Sara Xavier.

 

 

A mostra científica, que acontece desde junho/2015, premia os melhores trabalhos acadêmicos de cada semestre.

 

 

Nos quatro dias de evento, a XXVI Semana de Comunicação da UNIRON ofereceu minicursos, oficinas, roda de conversa, palestras, exibição audiovisual, momento cultural e mostra científica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS