close

Moda sustentável: 40 brechós em Porto Velho para você pechinchar

Confira abaixo

TPM BLOG

11 de Novembro de 2019 às 16:42

Moda sustentável: 40 brechós em Porto Velho para você pechinchar

FOTO: (Divulgação)

Vamos falar de sustentabilidade??

 

Bom, vivo dizendo a vocês que a moda é um ciclo né? Muitas das vezes nós nos deparamos com o retorno triunfante (ou não…rs) de peças e tendências que para uns é um close certo e que para outros nem tanto. E para provar isso, temos as icônicas “pochetes” que ressurgiram das cinzas pra provar que sim, a moda é um ciclo. Hoje aquela calça jeans de modelagem reta pode não estar entre as paradas de sucesso, mas e amanhã? Amanhã pode ser que ela seja a calça mais usada do momento. Quem nunca achou nada legal no guarda-roupas da vovó? Eu vivo achando….ahahahaha

 

E quando a gente fala de moda, de ciclos e de reuso, não podemos deixar de falar sobre reciclar, reutilizar, ressignificar. E quando citamos isso, podemos então lembrar dos amados brechós, que nos faz repensar o modo como utilizamos e consumimos as coisas nesse nosso mundo cada vez mais consumista né? E se você ainda tem aquele pensamento de que coisa de brechó não é legal, que a gente só acha coisa do tempo da vovó por lá…pode parar por aí! As coisas mudaram muito de anos pra cá e existem brechós no mundo inteiro com peças de valor (e não tô  falando dinheiro não viu?). Já fui a brechós com verdadeiras relíquias.

 

Pensa só: Uma peça não significa nada até alguém usá-la. Recentemente eu fui a um evento aqui na capital só de brechós. Foi bem bacana e consegui garimpar  umas peças bem legais e uma delas foi essa blusa usada neste look. Postei e muitas pessoas me perguntaram de onde era… E comprei no BRECHÓ (só não me lembro exatamente em qual deles…rs).  Na blusa brilhosa nada discreta está escrito GIRL POWER … e paguei acho que R$ 10 reais kkkk

 

 

Quem disse que não uso roupa de brechó/bazar??? Ninguém ia saber se eu não contasse né? Ela estava novíssima! Agora pensa aí: Imagina se eu e você jogássemos fora uma peça de roupa toda vez que enjoássemos ou não servisse mais??? Quanto lixo só eu e você geraríamos nesse mundo… E sim, toneladas e toneladas de roupa são jogadas fora todos os anos nesse mundão afora. E o que fazer com todo esse lixo?

 

Reciclar, reciclar e reciclar. Esse é o novo mantra da economia circular onde o que era lixo se torna novas fibras. A União Europeia está bem avançada no quesito sustentabilidade porque já criou leis rígidas para eliminar o descarte de materiais têxteis nos aterros até 2020, exigindo que a indústria da moda crie novas alternativas de economia circular para reciclar toda essa matéria prima em novos tecidos e materiais. Ou seja: O futuro da moda é a sustentabilidade. Olha que maravilha!!!

 

Ah, e você sabia que tem diferença para os termos né?

 

O termo BRECHÓ é utilizado quando tem a finalidade de obter lucro pessoal. Geralmente é feito por lojas ou pessoas físicas. Os preços desse tipo de evento geralmente são mais baixos.

 

Já o termo BAZAR são utilizados quando há o objetivo é de reverter os lucros para filantropia, como esses organizados por igrejas e instituições. As roupas geralmente são doadas por pessoas ou lojas.

 

Muita gente ainda não entende a diferença. Eu mesma criei um insta com peças minhas e utilizei o termo bazar erroneamente (por achar o termo mais bonito, confesso!)

 

Mas em ambos, conseguimos encontrar peças por aquele precinho camarada!!!!

 

Você gosta de GARIMPAR???? Eu amo!!!!

 

E foi pensando nas seguidoras que também gostam de garimpar que fiz uma relação de contas no instagram de bazar/brechó que temos aqui em Porto Velho. E pasmem: existem muitos… Fiz uma pesquisa com ambos os termos e relacionei alguns dos mais legais pra facilitar a sua vida!  De alguns eu já até comprei, como é o caso do @bazardasamigassandrafranco . Comprei peças de marca (Linda de Morrer, por exemplo) por um preço camarada.

 

Se ficar curiosa, só clicar em cima do nome de cada um, porque fiz questão de “linkar” as contas!  Vamos lá?

 

Bom, pra começar vou falar do meu né? Não costumo atualizar com tanta frequência (já que acabo dando muitas coisas do que ganho). Mas vez ou outra tem umas peças bem bacanas!

 

@bazar.tpm 

1 – @lemusta.brechó

2 – @bragaabrecho

3 – @brechotodagg

4 – @brecho.do.amo

5 – @brechoohm 

6 – @brechomavie 

7 – @brecholevaamiga

8 – @caledonita

9 – @bazar.novoseusadospvh 

10 – @bazardatxxi 

11 – @mitybazar 

12 – @acheibazarpvh 

13 – @desapego_pvh 

14 – @margarida_bazarrr

15 – @adote1amor.bazar 

16 – @brechodasmeninaspvh

17 – @brechoregin4 

18 – @brecho.das.monas

19 – @raposabrecho_ 

20 – @brecho_nvd

21 – @brechoflorvintage

22 – @brechoasouza 

23 – @brecho.lavie

24 – @brechoamazingclothes

25 – @brechoretropvh 

26 – @ancorabrecho_pvh 

27 – @brechovenusss

28 – @_brechoreleva 

29 – @brechomaiamaria

30 – @brechourbano.pvh

31 – @borogodopvh

32 – @brechodasluluspvh 

33 – @brechodeportovelho 

34 – @lavo_tanovo_brecho_

35 – @meubrechofavoritopvh 

36 – @pistachecreambrecho

37 – @lovebrecho.pvh 

38 – @bazarstorepvh_

 

É muita opção para você praticar a sustentabilidade hein???

Achou legal a ideia? Compartilha!!!

Beijos e até logo!

 

Fonte: https://tpmblog.com.br/

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS