close

EMPREENDEDORISMO: Eventos dos alunos do 1º Grau fortalecem gestão e práticas financeiras

Professores e comunidades no apoio ao empreendedorismo nas escolas

ASSESSORIA SEBRAE

30 de Novembro de 2019 às 09:46

EMPREENDEDORISMO: Eventos dos alunos do 1º Grau fortalecem gestão e práticas financeiras

FOTO: (ASSESSORIA)

O Sebrae em Rondônia continua atuante junto às escolas do ensino fundamental para levar estímulo e desenvolvimento às vocações empreendedoras no corpo discente. O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, tem incentivado as escolas que estejam dispostas a valorizar o empreendedorismo em suas atividades escolares.

 

Nesta sexta-feira (29), Daniel esteve presente em um almoço de encerramento do ano letivo da Escola de Ensino Fundamental São Miguel do bairro Jardim Santana. A expectativa estava viltada para a entrega dos prêmios, porque durante as palestras de incentivo aos alunos para a prova que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o diretor disse que conseguiria uma bicicleta doada pelas Lojas Gazin para agraciar a quem conseguisse a melhor nota, na prova de preparação simulada pela escola.

 

Então os senhores Mário e Osmar Gazin, com o apoio do gerente Gilvan da Gazin, ofereceram duas bicicletas que foram entregues durante o almoço realizado na sede social dos vigilantes no bairro Socialista. A vencedora foi a aluna do 5º ano do ensino fundamental, Caroline Nunes da Silva (11 anos) que acertou as 34 perguntas da prova da preparação e a segunda bicicleta foi oferecida como prêmio à dedicação da aluna Diuliane Nunes Ribeiro (10 anos), que mesmo morando no setor chacareiro não perde aulas e também teve uma excelente classificação na prova simulada. Para a professora de Caroline, a educadora Nelba Guimarães, “o projeto Quintão da escola São Miguel é inovador e estimula as boas práticas para a educação, além de trazer mudanças no conjunto de respostas que a sociedade necessita".

 

Em seu pronunciamento Daniel agradeceu à família Gazin que gentilmente fez as doações das bicicletas, como também explicou aos alunos que essas bicicletas produzidas na fábrica Cairu em Pimenta Bueno, são fabricadas em Rondônia, com qualidade, estilo e durabilidade, parabenizou os fabricantes Flávio e Eugênio da empresa Ciclo Cairu, empreendedores dedicados que geram empregos e renda em nosso estado.

 

A diretora da escola São Miguel, Leila Castro, disse que o projeto Quintão tem por objetivo não somente preparar os alunos didaticamente, mas vai além da aprendizagem em sala de aula para fazer a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Trata-se de um projeto de inclusão social. Para a diretora, que é pedagoga com mestrado em educação, é muito gratificante levar os alunos para passeios educativos e verificar que alguns deles nunca tinham visto um sinal de trânsito e ao vê-lo dizem que é igual a foto que viu no livro. Para Leila em seus 23 anos dedicados à educação o projeto é uma proposta que se concretiza na trajetória de trabalho das professoras com a resposta positiva dos alunos. Ao que Daniel Pereira concorda e reforça a importância do ensino do empreendedorismo junto a essas iniciativas.

 

Depois do almoço a equipe do Sebrae foi para Candeias do Jamari, na escola Flor do Palheiral na Rua Transcontinental, 170, para participar da feira dos alunos de 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental, que participam do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Além do diretor da escola Jairo Ferreira Benevides, lá estavam professores, pais de alunos e o secretário da secretaria municipal de educação (Semed) José Ramos de Melo. Para o diretor Jairo Benevides, “O JEPP faz com que os alunos tenham noção da gestão de negócios e eles se tornam multiplicadores das noções de educação financeira. Como consequência capilarizam as informações aos seus pais que são produtores rurais, e com o conhecimento adquirido dos filhos, passam a ter noção da formação de preços para garantirem margem de contribuição com maior rentabilidade”. Na oportunidade o secretário da Semed Candeias, José Ramos, informou ao diretor do Sebrae que a Câmara dos Vereadores de Candeias do Jamari aprovou projeto de lei que inclui a Educação Empreendedora no currículo da programação do ensino fundamental do 1º ao 5º ano.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS