PEDIDO DE PROVIDÊNCIA: Paciente denuncia precariedade no Hospital de Jaru em Rondônia

OUTRO LADO: Em nota, a Prefeitura de Jaru disse que declarações do pacientes são falsas e 'tendenciosas'

O Rondoniaovivo recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), um vídeo impactante que expõe a atual situação do hospital de Jaru, cidade localizada a 290 km da capital do estado. Nas imagens, um paciente desabafa sobre a falta de condições básicas na unidade de saúde.
 
No vídeo, o homem relata que o hospital não dispõe sequer de dipirona para oferecer aos pacientes que necessitam. Além disso, ele ressalta que todos os medicamentos necessários, incluindo os para inalação, precisaram ser adquiridos por ele mesmo, dentro da própria unidade de saúde.
 
Diante dessa grave denúncia, o paciente faz um apelo às autoridades locais para que medidas urgentes sejam tomadas a fim de reverter essa situação alarmante. A falta de insumos e medicamentos essenciais coloca em risco a vida e a saúde dos pacientes que dependem do atendimento do hospital de Jaru.
 

OUTRO LADO

Atualização — após a publicação da matéria, a Prefeitura de Jaru entrou em contato com o jornal Rondoniaovivo e disponibilizou uma nota sobre o caso.  A prefeitura afirma que as denúncias sobre falta de médicos e medicamentos no Hospital Municipal de Jaru são falsas, e que o paciente do vídeo divulga ‘informações tendenciosas’. 
 
A Prefeitura de Jaru também reafirmou o compromisso em ‘ofertar serviços humanizados e de qualidade a todos que precisam do sistema público de saúde’ ao ressaltar que o paciente teria sim, sido atendido e medicado - além de relatar outros 316 procedimentos que foram realizados no hospital.
 
A nota da Prefeitura de Jaru pode ser conferida abaixo, na íntegra. 
 
“Nos dirigimos cordialmente, com o objetivo de esclarecer os fatos. 
 
Segue a nota de esclarecimento a respeito dos fatos. 
 
Informação sobre falta de médicos e medicamentos no Hospital Municipal de Jaru é falsa  
 
Circula nas redes sociais, um vídeo onde um paciente, divulga de forma falsa e tendenciosa a informação de que haveria falta de médicos e medicamentos no Hospital Municipal Sandoval de Araújo Dantas em Jaru.
 
Diante disso, a Prefeitura esclarece e estabelece a verdade, com dados que comprovam que a unidade opera normalmente com profissionais e insumos necessários para o atendimento dos pacientes que necessitam de algum tipo de intervenção hospitalar.
 
O paciente em questão, deu entrada no Hospital no dia 18 de março, às 19h28, foi submetido a triagem e consulta médica, conforme aponta o relatório de atendimento.
 
Em seguida, foi medicado e conforme a conduta médica, recebeu: soro fisiológico de 100ml + hidrocortisona 50mg endovenosa, aerolim 3 PUFF + espaçador fazer 3 ciclos, 2mg dipirona EV, + soro de 100ml + comp. B vit. C EV, ceftriaxona 2mg + soro de 100ml.
 
O paciente permaneceu em observação e foi submetido a exames de Hemograma completo, glicose, sódio, potássio e proteína C.
 
Ainda segundo relatório, neste mesmo dia, outros 316 atendimentos foram realizados no Hospital Municipal, além de 3 cirurgias cesarianas.
 
A Prefeitura de Jaru, reafirma o seu compromisso em ofertar serviços humanizados e de qualidade a todos que precisam do sistema público de saúde.
 
E repudia veemente a falta de responsabilidade, diante de todas as informações falsas, difamatórias e sem compromisso de pessoas, cujo objetivos são claros e evidentes.”
 
Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?
Qual pré-candidato à Prefeitura de Candeias do Jamari tem sua preferência?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS