ARTE E CULTURA: Maloca conta com a participação de mais de 130 estudantes e professores indígenas

Evento, promovido pelo Governo do Estado, visa difundir a cultura índígena e oferecer oficinas aos participantes

ARTE E CULTURA: Maloca conta com a participação de mais de 130 estudantes e professores indígenas

Foto: Divulgação

Cerca de 130 estudantes e professores indígenas participaram da 2ª Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca), realizada na última quinta-feira,18, e sexta-feira, 19, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, RO. Veja as fotos do evento no final do texto.

 

Além das apresentações e oficinas, eles conheceram mais de Porto Velho em um tour cultural com direito a apresentação artística na Praça das Três Caixas d’Água, ponto turístico da capital.

 

Coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o tour cultural levou os representantes de 25 etnias de povos originários para o local onde Porto Velho começou. Os grupos encerraram as apresentações na praça com o ritual cantando a “Tore”, usada pelos indígenas para espantar o mal.

 

Apresentação nas Três Caixas D'Água

 

Para a secretária da Seduc Ana Pacini, “o objetivo da Maloca é justamente esse, divulgar a cultura dos povos indígenas, suas danças e suas músicas. Mostrar o que eles fazem para que a população possa conhecer toda essa riqueza cultural”, ressaltou.

 

Oficina de teatro

 

A oficina foi realizada pelo professor Júnior Lopes, do Curso de Licenciatura de Teatro da Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Trabalhei com os indígenas na formação de professores no projeto Açaí, poder trabalhar com os jovens agora foi muito gratificante. Conseguimos fazer um espetáculo de improviso, usando somente as vivências que eles trazem”, pontuou.

 

No palco do Teatro Guaporé os estudantes indígenas apresentaram sua cultura reproduzindo a vivência nas aldeias

 

Depois de receber orientações, os estudantes indígenas partiram para a prática. Uniram a encenação, a dança, música e ritmos, reproduzindo os sons da natureza. O estudante Alberto Júnior Íhv Gavião destacou sobre o momento, “foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que já fiz. Nunca tinha subido no palco de um teatro e é muito interessante. Quero continuar incentivando os parentes a fazer teatro e vídeos sobre nossa cultura”.

 

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO

 

Com informações Secom/Governo

Direito ao esquecimento
Como você classifica a gestão de Marcondes de Carvalho em Parecis?
Qual sua opinião sobre a ‘Operação Corta Giro’ do Detran?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS