close
logorovivo2

CNPq aprova projeto de extensão inovadora de professor da UNIR

CNPq aprova projeto de extensão inovadora de professor da UNIR

DA REDAÇÃO

21 de Dezembro de 2010 às 14:02

CNPq aprova projeto de extensão inovadora de professor da UNIR

FOTO: (Divulgação)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o projeto de extensão “Universidade - Casa Brasil de Porto Velho”, do professor Ricardo Gilson da Costa Silva, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
 
A proposta foi aprovada no âmbito do Edital MCT/CNPq Nº 49/2010 - REID/Casa Brasil, destinado a apoiar projetos de extensão inovadora que tenham como suporte as redes informacionais e as tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir para a inclusão digital e social e para o desenvolvimento sustentável local, por meio da disseminação e transferência de tecnologia em contextos comunitários.
 
O projeto funcionará na Casa Brasil, que está localizada na Zona Leste de Porto Velho, a mais populosa da capital, onde se destacam os Bairros Tancredo Neves e Juscelino Kubitschek, ambos com 19.331 habitantes. “Neste universo, os jovens de 10 a 19 anos correspondem a 5.058, sendo o maior estrato populacional, e muitos deles ainda não tiveram acesso ao trabalho e a formação complementar inerente as novas tecnologias de comunicação e informação”, explica o professor Ricardo Gilson.
 
Segundo o professor, o projeto busca criar condições para universalização do acesso aos meios, ferramentas, conteúdo e saberes da Sociedade do Conhecimento através das tecnologias da informação e comunicação. “Queremos contribuir para a redução da desigualdade social, viabilizando a apropriação autônoma e livre das novas tecnologias, estimulando o desenvolvimento da cidadania ativa, fortalecendo as ações das organizações da sociedade civil e a participação popular”, finaliza Ricardo.
 
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo, será parceira no projeto, disponibilizando o espaço físico que abriga o Projeto Casa Brasil desde 2007.
 
Ricardo é mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR e doutorando em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP).
*Aos leitores, ler com atenção*

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS