close
logorovivo2

ATAQUES CIBERNÉTICOS – Portais de noticias e site governamental são alvo de Hackers em RO e DINTEL investiga caso

ATAQUES CIBERNÉTICOS – Portais de noticias e site governamental são alvo de Hackers em RO e DINTEL investiga caso

DA REDAÇÃO

30 de Abril de 2012 às 14:03

ATAQUES CIBERNÉTICOS – Portais de noticias e site governamental são alvo de Hackers em RO e DINTEL investiga caso

FOTO: (Divulgação)

Em 72 horas de ataques de hackers a Portais de Noticias e site Governamental em Rondônia (RO), viraram rotina na rede mundial de computadores na região. A primeira invasão dos hackers foi registrada na madrugada da última sexta-feira (27) pela equipe de tecnologia do Jornal Eletrônico Rondoniaovivo.com, no mesmo dia o site Rádio Sociedade Espigão foi atacado e os piratas se alto intitularam como: “Grupo Hacker de Rondônia”.
Segundo informações dos próprios funcionários do Site Rádio Sociedade Espigão, uma postagem com o endereço de e-mail do grupo, foi direcionada ao empresário lesado, pois por questões de invulnerabilidade de sua página eletrônica necessitava dos serviços de ataques e defesa do “Grupo Hackers de Rondônia” na rede mundial de computadores. Na mesma postagem, ameaçaram e afirmaram que não vão deixar mais em paz nenhuma homepage de Rondônia que tentar enfrentar o “Grupo Hacker de Rondônia”.
Na madrugada desta segunda-feira (30), véspera de feriado e ponto facultativo para o funcionalismo público, o site oficial da SEDUC (Secretaria Municipal de Educação) foi invadido e até o momento está fora do ar. Os hackers postaram uma mensagem na página principal da SEDUC aos internautas e informaram que o nome do grupo é “Anonim” e o ideal dos hackers, é defender os fracos e oprimidos do Estado de Rondônia e do Brasil.
Explicaram também aos internautas que não estão ameaçando os sistemas de empresas virtuais e a vida virtual de alguns usuários de redes sociais, porém estão apenas apresentando o grito de liberdade ao público. O Jornalista e proprietário do Jornal Eletrônico Rondôniaovivo.com, Paulo Andreoli, disse a equipe da Agência Saibaqui.com, na manhã desta segunda-feira (30) que as autoridades do Estado de Rondônia, devem investigar e apurar os ataques, pois estão violando o sigilo da correspondência e das comunicações. 
Em contato com a assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Estado de Rondônia, pela manhã de hoje (30), onde informou que o DINTEL (Departamento de Informática e Telecomunicações), em companhia da equipe de inteligência da Polícia Civil vem investigando e monitorando as invasões dos hackers nos sistemas de informação dos sites e por este motivo equipes de inteligência estão com a incumbência de combater este tipo de ameaça e irão continuar o trabalho de forma sigilosa para futuramente identificar os autores do Grupo Hacker “Anonim”. 
Para muitos internautas, o grupo hacker “Anonim” vem exibindo o seu poder de inteligência e subestimando equipes de tecnologia da informação não só da Polícia, mas sim de empresas virtuais que tem profissionais especializados em identificação e defesa de sistemas da internet. Por motivos de tantos ataques, técnicos de diversas empresas virtuais estão se preparando para travar uma batalha cibernética, pois veem monitorando os seus respectivos sistemas durante 24h00, para não serem surpreendidos e conseguirem junto com a polícia identificar o grupo hacker “Anonim”.
Para os especialistas, o grupo atua pela madrugada, no final de semana e principalmente em feriados, como é o caso de amanhã (01). A preocupação dos profissionais da área e com os ataques futuros, pois o grupo pode ser mais ousado, podendo invadir dezenas de sites e derruba-los simultaneamente da rede mundial de computadores. O perigo maior está no processo de Declaração de Imposto de Renda, pois o grupo pode mesmo adquirir informações sigilosas de centenas de milhares de rondoniense que estão realizando o processo de Imposto de Renda 2012 que termina as 23h59 de hoje (30) pela internet.
*Aos leitores, ler com atenção*

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS