close
logorovivo2

Moradores de Rio Pardo derrubam pontes e 'prendem' policiais na Flona Bom Futuro

Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas no protesto que derrubou árvores e queimou pontes na linha 6, estrada que dá acesso ao distrito, deixando desta forma os homens da operação ambiental bloqueados dentro da Flona. São cerca de 10 camionetes com 40 ser

DA REDAÇÃO

13 de Novembro de 2013 às 16:23

Moradores de Rio Pardo derrubam pontes e 'prendem' policiais na Flona Bom Futuro

FOTO: (Divulgação)

Moradores do distrito de Rio Pardo em Porto Velho estão protestando desde a manhã desta quarta-feira ( 13) contra supostos abusos de autoridade da Força Nacional, Goe e fiscais do ICMBIO que estão em operação na Floresta Nacional do Bom Futuro em Rondônia.

Os moradores por telefone relatam que os policiais teriam baleado um morador. Cerca de 300 pessoas estão mobilizadas no protesto que derrubou árvores e queimou pontes na linha 6, estrada vicinal que dá acesso ao distrito, deixando desta forma os homens da operação ambiental, bloqueados dentro da Flona. São cerca de 10 camionetes com 40 servidores que estão ‘presos’ na selva. Só conseguem sair caminhando, afirmam moradores que estão na 'boca' da entrada do distrito em vigília. Os carros terão que ficar dentro até que se construam novas pontes para retirada dos veículos públicos

O clima na região é de tensão. Há alguns dias, cerca de 170 camponeses que tinham sido despejados, retornaram para suas demarcações.. Segundo os líderes do protesto, no acordo anterior que culminou com a desocupação pacifíca, ficou acertado que em 30 dias os moradores seriam realocados em outra área para assentamento. Passados mais de um ano e sem definição por parte do Governo Federal resolveram voltar 'para dentro' da FLONA.

De acordo com José Luis Saldanha, presidente da Associação Boa Esperança, os moradores pedem a reabertura de negociação entre Governo do Estado e ICMBIO – Instituto Chico Mendes para permuta de áreas públicas de preservação ambiental que permitam que os posseiros permaneçam nas terras.

*Aos leitores, ler com atenção*

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS