close
logorovivo2

Governo manda deputado Jesuíno para a reserva remunerada da PM

POR ALAN ALEX

4 de Abril de 2018 às 10:45

E ainda, Confúcio concede reajuste de 4,5% aos servidores do Ministério Público Estadual e se prepara para deixar o governo na sexta

 

Na sexta

 

Confúcio Moura deve entregar o cargo na próxima sexta-feira, repassando o comando do Estado ao vice-governador, Daniel Pereira (PSB). Ele já começou a "limpar as gavetas" do Palácio, e em reunião com servidores já deu o tom da despedida. Também já se conformaram com a exoneração o secretário de segurança, o coronel bombeiro faz-tudo de Confúcio, Lioberto Caetano e o comandante geral da PM, Enedy Dias. Ambos nem devem esperar a demissão sumária, também já deram início a limpeza das gavetas.

 

Fica no MDB

 

E Confúcio vai mesmo ficar no MDB, por onde disputa uma vaga ao Senado. Nesta terça-feira, o deputado federal Lúcio Mosquini, principal aliado de Confúcio, embarcou para Rondônia e deve ficar com o governador até sexta-feira, quando ele fará o anúncio oficial.

 

Outra greve

 

Os servidores da Idaron deflagraram paralisação na última segunda-feira e nesta terça nenhum boi foi abatido nos frigoríficos por falta de licença. Eles querem que o governo cumpra promessas que vem sendo feitas há anos. A greve era para ter sido deflagrada ano passado, mas o próprio Confúcio pediu para que não ocorresse naquele momento, que em seguida ele apresentaria uma proposta. Os servidores esperaram e esperaram. Agora cruzaram os braços.

 

Esperando o próximo

 

O Sintero decidiu aguardar a troca de comando do Estado para retomar o diálogo e tentar o fim da paralisação que iniciou em fevereiro desse ano. Os servidores da educação invadiram o palácio, fecharam a BR, desobedeceram a liminar da justiça e não conseguiram dobrar Confúcio Moura, que pelo jeito vai deixar para seu sucessor um problemão para ser administrado. O Sintero quer o cumprimento das medidas previstas no Plano Estadual de Educação, o governo de Confúcio diz que não tem como atender e Daniel Pereira sinalizou que tem uma proposta viável. Agora é aguardar.

 

Mudanças significativas

 

E Daniel Pereira, ao assumir o governo, vai promover mudanças significativas no staff. Quem acha que vai ficar no cargo, pode começar a arrumar as coisas e pegar o rumo de casa. Vai ser um terremoto de mudanças. Pereira terá um prazo apertado para mostrar que sabe, e pode, fazer a diferença e como não tem compromisso com nenhum grupo para administrar o Estado, vai poder "fazer o limpa".

 

E já começou

 

Confúcio mandou para o Tribunal de Contas do Estado sua fiel assistente, Michele Machado Marques e para o Tribunal de Justiça, Adma Franciane Levino Gonzaga.

 

Agora olha essa

 

O deputado estadual Jesuíno Boabaid, que perdeu o direito à anistia por decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia, foi enviado ex-officio para a reserva remunerada do Estado, e ainda fixou um percentual de 12,6%  sobre o soldo a que faz jus, a título de Adicional de Formação, Adaptação ou Habilitação. O problema é que Jesuíno havia sido expulso da Polícia Militar, e sua anistia o reintegrou, mas com a derrubada dela, ele não poderia "ir para a reserva" e sim ser expulso novamente. Coisas do governo da cooperação.

 

Mas, quer outra?

 

No Diário Oficial do dia 2 deste mês, o governador concedeu reajuste de 4,5% (quatro e meio por cento) os vencimentos dos servidores efetivos e comissionados do Ministério Público do Estado de Rondônia, a contar da data-base janeiro de 2018.

 

Quem também caiu

 

Foi o "poeta" de Confúcio, Nazareno Vieira de Souza, o homem dos CPFs, também conhecido como "Augusto Branco". Sua exoneração foi publicada no mesmo DIOF.

 

Processo seletivo

 

O advogado Fabrício Jurado conseguiu ser aprovado no "processo seletivo" do NOVO, e está apto a disputar uma vaga ao Senado Federal. Agora só falta passar no processo seletivo das urnas.

 

Oportunista?

 

O prefeito de Ariquemes Thiago Flores foi para o PSL, de Jair Bolsonaro. Ele acredita que terá um "alinhamento ideológico" com a sigla. Se isso vai acontecer, não se sabe, mas que ele deixou muita gente do MDB irritada, isso é fato. Resta saber se ele vai conseguir construir uma base sólida para sua permanência na vida pública, ou se a carreira encerra já com o primeiro mandato.

 

Fica no ninho

 

Expedito Júnior informou à coluna nesta terça-feira que declinou do convite feito por Gilberto Kassab e vai continuar no PSDB, o que evitará uma revoada e o consequente desmonte da legenda em Rondônia, "depois da publicação sua que eu iria para o PSD, recebi ligação até do Alckmin", disse Expedito.

 

Nesta quarta

 

O STF julga o habeas corpus do ex-presidente Lula e uma caravana de "magistrados e promotores" pede que o Tribunal ignore a Constituição apenas porque eles querem, e não pelo que diz a lei. Esse é o nível de alguns magistrados em nosso país. E nem vou comentar (de novo) a bizarrice que é Deltan Dallagnol e Marcelo Bretas, juntos, no Twitter, "orando". E a LOMAN, CNMP, CNJ servem para que mesmo?

 

Em Brasília

 

O GDF está preparado para conter os mais afoitos, e foram montados esquemas de segurança em torno do STF para evitar depredações e outras asneiras que possam vir a ser cometidas pelos "experts" em Direito.

 

Macarrão tem baixo índice glicêmico e pode ser considerado 'bom carboidrato', diz estudo

 

O macarrão não contribui para o ganho de peso quando aliado à uma dieta saudável. Isso porque, apesar de ser um carboidrato, ele induz menos picos de açúcar que outros alimentos da mesma classe. A conclusão é de estudo de revisão publicado nesta terça-feira (3) no "British Medical Journal". Essa característica do macarrão é importante para muitas dietas -- já que o pico de açúcar no sangue induz à maior produção de insulina (hormônio que ajuda a transformar o alimento em energia). A questão com o hormônio é que, quanto mais ele é produzido, maior o apetite posterior à ingestão do alimento e maior a possibilidade de armazenamento de gordura. A informação sobre o baixo índice glicêmico do macarrão não é exatamente nova, mas alguns estudos já haviam apontado resultados divergentes sobre o assunto. A diferença é que agora pesquisadores do Hospital St. Michael no Canadá fizeram uma pesquisa de meta-análise: quando cientistas estudam cuidadosamente o resultado e a metodologia utilizada em outras pesquisas para que se chegue a um consenso científico.

MAIS COLUNAS

Alan Alex

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS