close
logorovivo2

Maurão vistoria trabalhos de limpeza e encascalhamento de ruas em Rio Pardo

Presidente da Assembleia também se reuniu com a comunidade, que cobra regularização da área

ALE/RO

23 de Fevereiro de 2018 às 14:27

Maurão vistoria trabalhos de limpeza e encascalhamento de ruas em Rio Pardo

FOTO: (Assessoria)

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), acompanhou na última quinta-feira (22), o início dos trabalhos de limpeza, patrolamento e encascalhamento de ruas do distrito de Rio Pardo, em Porto Velho, que estão sendo executados pelo Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

 

Acompanhado do deputado Edson Martins (MDB), 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa e do residente do DER na capital, Luiz do Carmo, o Polaco, Maurão percorreu alguns trechos que serão recuperados, melhorando a infraestrutura do distrito, que concentra uma região onde residem cerca de cinco mil famílias.

 

"A melhoria das ruas do distrito vai trazer mais comodidade para os moradores, com o fim dos buracos e da lama. É uma região muito produtiva, apesar de enfrentar muitas dificuldades do ponto de vista fundiário e ambiental", observou Maurão.

 

 

Reunião com a comunidade

 

A população de Rio Pardo manifestou ao presidente da Assembleia a necessidade de uma saída para o impasse fundiário e ambiental da localidade. Para os moradores, a criação de uma reserva em bloco seria uma saída menos problemática.

 

“Temos nos reunido com as diversas autoridades, buscando um caminho, uma solução para este impasse, que passa pela regularização da área, com uma nova aproximação do Zoneamento Socioeconômico, além do reconhecimento federal de que a área não comporta mais a Área de Proteção Ambiental (APA) e da Floresta Estadual (FES), pois já foi ocupada há anos”, destacou Maurão.

 

Edson Martins reforçou que a grande preocupação é que com a APA, a atividade pecuária fica proibida. “Por outro lado, a Sedam não delimitou as áreas de APA e da FES, em razão de já estar quase que em sua totalidade, desmatada. Criou-se o impasse e as famílias temem ser retiradas”, acrescentou.

 

Para que os moradores do distrito não fossem retirados, o Governo doou uma área da reserva do Rio Vermelho. Mas, com a criação da APA e FES, o impasse continua e a situação precisa ser revista. “Para isso, é preciso envolvermos diversos órgãos estaduais e federais, além da classe política. E é o que estamos fazendo, mas é um processo longo e demorado, infelizmente”, completou Maurão.

 

Os deputados ainda vistoriaram as obras de construção da Escola Raimundo Gomes e percorreram a localidade de Minas Novas, onde produtores rurais também se sentem ameaçados com a falta de regularização fundiária e ambiental.

Maurão vistoria trabalhos de limpeza e encascalhamento de ruas em Rio Pardo

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS