close
logorovivo2

GREVE: Laerte Gomes pede celeridade para Executivo atender professores

Parlamentar também defende necessidade de força tarefa do Governo para dar andamentos nos processos de aposentadoria da classe

DECOM - ALE/RO

16 de Março de 2018 às 14:43

GREVE: Laerte Gomes pede celeridade para Executivo atender professores

FOTO: (Decom - ALE/RO)

Articulada pelo deputado Laerte Gomes (PSDB), a reunião realizada no gabinete da presidência, na manhã de quinta-feira (16), com a direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado de Rondônia (Sintero), membros do Governo e deputados, terminou sem acordos definidos quanto à greve dos professores no Estado.

 

Além do deputado Laerte Gomes, participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), os deputados estaduais Anderson do Singeperon (PV), Hermínio Coelho (PDT), Léo Moraes (PTB), Jesuíno Baobaid (PMN), Alex Redano (PRB e a presidente do Sintero, Lionilda Simão.

 

A Mesa de Negociação Permanente (Menp), órgão do Governo encarregado de avaliar os impactos orçamentários em reajustes salariais, não apresentaram nenhuma contraproposta à categoria, que agora espera que a justiça auxilie nas negociações.

 

Laerte Gomes, que tem dialogado com a categoria da educação e defendido as reivindicações da classe, cobrou do Governo uma negociação mais ampla, que possa dar fim as paralisações e atenda os professores o quanto antes, retomando assim, o calendário escolar. 

 

Representantes do Governo asseguraram que não há espaços para a concessão dos reajustes pleiteados pela educação, pois isso implicaria, segundo o Governo, numa possibilidade de ultrapassar os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), além de trazer um risco de atraso de salários, inclusive, pela suposta incapacidade de o Estado absorver esse aumento de despesas.

 

Os deputados sugeriram que fossem feitos estudos e tomado medidas que representassem redução de gastos, para abrir espaços para o atendimento da categoria. Sem sucesso, os membros do Executivo se mostraram irredutíveis e não houve avanços.

 

Ainda na reunião, Laerte Gomes destacou a questão das aposentadorias da categoria. Laerte cobrou do Executivo, mecanismos que acelerem os processos, tanto na Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep) como no Instituto de Previdência dos servidores Públicos de Rondônia (Iperon).

 

“São milhares de pessoas a espera da aposentadoria. Sugiro que o governo monte uma força tarefa para dar celeridade no andamento desses processos, assim como, uma comissão na Assembleia para acompanharmos tudo de perto”, declarou o deputado.

 

Representando o Governo na reunião, os secretários de Educação (Seduc), Valdo Alves; de Finanças (Sefin), Wagner Garcia; de Planejamento (Sepog), George Braga e o seu adjunto, Pedro Pimentel, e da Casa Civil, Emerson Castro, além da superintendente da Segep, Helena Bezerra e técnicos governamentais.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS