/rondoniaovivo.com/media/fotos/2019/2/20/L%C3%A9o-Moraes-sa%C3%BAde-RO.jpeg)
Léo Moraes vai ao TRF e ao Ministério de Minas e Energia contra aumento da tarifa
De acordo com o parlamentar, a alíquota cobrada é abusiva e prejudica o desenvolvimento do estado
20 de Fevereiro de 2019 às 17:06
Governador de Rondônia Daniel Pereira falou em programa de rádio, sobre como o estado está administrando o problema da dívida do Beron
15 de Agosto de 2018 às 10:22
FOTO: (Divulgação)
O programa de rádio “Papo de Redação” transmitido pela Rádio PArecis FM, comandado por Everton Leoni, jornalistas e formadores de opinião, contou na edição de ontem (14/10),com o governador Daniel Pereira que falou sobre o problema que mais uma vez caiu em suas mãos: A dívida do Beron. Quando foi relator da comissão que tratava da dívida, na ocasião como Deputado Estadual, ele e seus pares há 20 anos tentaram resolver, mas não conseguiram e o problema aumentou e muito, podendo fazer o estado quebrar.
“O Fantasma do Beron me persegue”, disse no início da entrevista Daniel Pereira. Na época em que era deputado foi montada uma Comissão Parlamentar de Inquerito, que há cerca de 20 anos atrás já tentava entender com se criou essa dívida. “Em 1998 a dívida era em torno de 500 milhões de reais. Já pagamos aproximadamente dois bilhões de reais nos últimos anos e hoje está em algo em torno de 2,5 bilhões de reais”, disse. O governador tentou explicar os caminhos que devem ser seguidos num emaranhado de argumentações jurídicas e de variadas interpretações.
20 Anos
Sobre o relatório da época, explicou o governador, o Governo Federal por meio do Banco Central fez uma intervenção federal e esta gestão agravou a situação da dívida. "Se fosse evitada a intervenção e o banco liquidado, na época do governo Raupp, teria o estado que pagar 1/3 desta dívida. A gestão federal cometeu uma série de irregularidades que foram somadas aos problemas que já existiam no banco. Esta gestão federal fez tomada de dinheiro do mercado com valor acima do que se praticava, financiamentos sem garantias. Isto está numa ação de 2008”, comentou. Daniel disse que todas essas informações estão dentro do relatorio do processo que se encontra no STF e que a perícia da época indicada pelo supremo aponta isto.
VEJA MAIS
Governo tenta evitar colapso nas finanças do Estado devido a dívida do Beron
Daniel disse que perícia tem o seguinte entendimento sobre a dívida. “A metade do que está sendo cobrado de Rondônia é de responsabilidade da União e mais precisamente do Banco Central”, comentou. O governador afirmou que o processo está nas mãos do Ministro Edson Fachin e que a expectativa é que seja revisto. Caso isso ocorra, o valor da dívida poderá ser reduzido até pela metade se for acolhido o resultado feito pela perícia. “Estamos na torcida e pedindo para que a matéria seja pautada e o ministro suspenda este montante da dívida conforme aponta perícia, antes de ser julgada a matéria.Isso acontecendo reduziria a dívida para um montante que o estado pode pagar”, declarou Daniel.
Perguntado sobre o risco de o estado entrar em colapso financeiramente, podendo ter sequêlas drásticas com o não cumprimento de pagamentos de servidores, fornecedores, obras, insumos e outros, o governador foi cauteloso. “O Deputado Maurão foi pertinente em fazer este alerta sobre o problema e por isso precisamos renegociar e todos os deputados estão informados do que é necessário. A Ministra Carmem Lucia decidiu que o estado de Rondônia pode fazer o realinhamento sem abrir mão da ação judicial”, observou.
Realinhamento
O benefício da busca do realinhamento do parcelamento, por mais que aumente a dívida, daria um ‘oxigênio’ a mais aos futuros governadores, para que possam ter uma margem de recurso para trabalharem com mais condições, ao invés, de ficarem apenas pagando a dívida. “Hoje já temos dificuldades para manter os serviços básicos e se não tivermos êxito a situação ficará muito grave”, alertou.
Perícia
Enviada pelo Supremo Tribunal Federal, ela revela pagamento de 50% da dívida do Beron pela União. Juraci Jorge lembrou na reunião na ALE, que a dívida existente é do Estado, e parte do montante vem desde 1995, gerada com o consequente processo de liquidação e extinção do Beron. O procurador-geral do Estado, Juraci Jorge, participou junto com o secretário de Finanças, Franco Ono, da audiência da Comissão Geral do Legislativo instalada para que fossem feitos novos esclarecimentos sobre o montante da polêmica dívida do Beron com a União. Na sequência o governador expliou a importância da presença de sua equipe que se fez presente na casa de Leis.
Daniel Pereira explicou no programa que a dívida existente é do Estado, e parte do montante vem desde 1995, gerada com o consequente processo de liquidação e extinção do Beron. Rondônia adotou, no entanto, todas as medidas judiciais possíveis para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue com brevidade a Ação Cautelar Ordinária 1.119, que tem em anexo a perícia comprovando que o Estado já pagou cerca de 50% do valor principal da dívida.
A perícia técnica sobre o passivo do Beron foi solicitada pelo próprio STF, e ajuizada antes mesmo da União praticamente obrigar, por meio da Lei 156, os Estados a renunciarem às ações interpostas contra a União na época da repactuação de suas dívidas. Para garantir a revogação do artigo da Lei 156, que forçou os Estados à renegociação, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) ingressou junto ao STF com a Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.981 (ADI).
“Estamos otimistas quanto aos resultados da Ação e a Ação Cautelar 1.119 é favorável para Rondônia. Por isso o Estado não desistiu do recurso que está concluso para julgamento, pois está instruído, aguardando apenas pauta para julgamento pelo Pleno do STF”, explicou o governador.
O alongamento da dívida, que previa desembolsos mensais da quota do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no valor de R$ 21 milhões, passa a vigorar até 2048, com base no pagamento de parcelas de R$ 11 milhões. “A luta é árdua, mas não impossível e com isso esperamos que possamos transformar a situação do estado para que possa ter como ser viavel nos seus objetivos e não quebrar, como o que estamos preocupados”, informou.
Em miúdos
São dois cenários para o governo administrar. O pior é o sequestro do que o estado deve, como aconteceu com Minas Gerais, que teve o sequestro mesmo com acordo, mas o STF veio e recuperou a situação. Rondônia tem uma dívida com prazo mais curto e com parcelas mais honerosas na casa de 500 milhões de reais, que para um orçamento de sete bilhões de reais, o que desconstrói as contas do estado.
“Nestes quatro meses a frente do governo enxugamos a máquina, como por exemplo, via um monitoramento no DER conseguimos economizar cerca de um milhão e meio de reais”, disse. “Cortamos viagens desnecessárias, então torcemos que com a autorização da assembléia para que caia para 160 milhões, que assim consigo uma negociação com o governo federal”, explica Daniel.
“A dívida é injusta, mas tem que ser paga”, enfatizou Daniel Pereira. “Peço apoio aos nossos deputados estaduais, para que seja mantido o que já foi aprovado, para o estado não ficar inviável e isso não é chantagem é um fato”, completou. “Agradeço a parceria do presidente da casa Deputado Estadual Maurão e todos os seus pares, pois é fundamental este apoio para estarmos juntos para tentar resolver esta situação”, informou.
“Nossa preocupação é levar transquilidade aos nossos deputados e precisamos deste alongamento da dívida e sempre estivemos lado a lado nestes quatro meses, com 100% dos projetos do governo aprovados”, falou o governador. “Terei o prazer de passar a faixa ao próximo governador, mas de uma forma que ele possa fazer pelo povo e não pegar um governo inviável”, completou.
A entrevista se encerrou com o governdor falando sobre os números da pesquisa eleitoral, onde o mesmo aparece com chances e explicou sues motivos de não se lançar candidato. Daniel Pereira encerrou falando de realizações em diversas áreas como educação e segurança pública.
De acordo com o parlamentar, a alíquota cobrada é abusiva e prejudica o desenvolvimento do estado
20 de Fevereiro de 2019 às 17:06
O susto foi grande e muitos condutores ficaram sabendo após serem perguntados pelo repórter do Rondoniaovivo
20 de Fevereiro de 2019 às 16:56
Nos procedimentos para o simulado, apitos ou alarmes em pequenos intervalos de tempo, com diversas funções, serão acionados
20 de Fevereiro de 2019 às 16:51
A competição deve reunir os principais nomes da modalidade no fim de semana e vai acontecer na Arena Moreira Sports & Services, na capital goiana, um dos principais polos do futevôlei no Brasil
20 de Fevereiro de 2019 às 16:45
.
20 de Fevereiro de 2019 às 16:36
A global se envolveu em uma polêmica após ser apontada como pivô da separação de José Loreto e Débora Nascimento
20 de Fevereiro de 2019 às 16:11
Expulsos no empate contra o Guajará no último sábado, o zagueiro Gabriel e o atacante Souza terão que cumprir suspensão automática e desfalcam o Rondoniense no sábado
20 de Fevereiro de 2019 às 15:48
Fausto Martuscelli foi chefe da Sessão de Engenharia, Arquitetura e Perícia da Procuradoria Regional do Trabalho, sede do MPT na 14ª Região - Rondônia e Acre
20 de Fevereiro de 2019 às 15:45
O encontro será semanal, às quartas-feiras, sempre às 19h00
20 de Fevereiro de 2019 às 15:30
O novo treinador que já foi definido é Hermógenes Neto (foto) é ex-Vila Nova de Goiás e segundo se apurou já está a caminho da Capital do Café
20 de Fevereiro de 2019 às 15:15
A posição da CDL Porto Velho é de comum acordo com todas as entidades e instituições que estão unidas questionando esse reajuste
20 de Fevereiro de 2019 às 15:05
Na ação em que pediu indenização por danos materiais e morais, a mulher disse ter encontrado as larvas em bombons de chocolate do tipo butter toffee no momento em que foram desembalados.
20 de Fevereiro de 2019 às 14:54
Jean Oliveira disse acreditar que o parlamento estadual precisa trabalhar olhando sempre para o melhor para o Estado de Rondônia
20 de Fevereiro de 2019 às 14:50
O fato de Camila e Samara Pavanelly serem gêmeas idênticas gerou confusão; caso foi confirmado por uma das irmãs
20 de Fevereiro de 2019 às 14:27
Novo milionário da cidade ainda não apareceu para receber o prêmio
20 de Fevereiro de 2019 às 14:23
Um dos menores envolvidos já foi apreendido mais de 40 vezes
20 de Fevereiro de 2019 às 14:19
Rondônia conta com mais de 14 milhões de cabeças de bovinos
20 de Fevereiro de 2019 às 14:16
Informações da ocorrência policial relatam que um dos alunos por motivos não revelados deu uma cotovelada no rosto do colega de escola
20 de Fevereiro de 2019 às 14:13
A Rondônia Rural Show nasceu com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar em Rondônia
20 de Fevereiro de 2019 às 14:07
Conforme informações contidas em boletim de ocorrência, o pai do suspeito contou que o filho é usuário de droga desde aos 12 anos e sempre fica muito agressivo quando estar sob efeito de entorpecentes
20 de Fevereiro de 2019 às 14:04
O vereador do PRB ainda pediu urgência para construção de um novo terminal de ônibus na cidade
20 de Fevereiro de 2019 às 13:58
Integrantes da Corte: Thiago Gonçalves (Rei Momo), Cleude de Oliveira (Rainha), Gleiciane de Figueredo (Princesa), Danilo de Oliveira (Pierrot) e Trissia Caroline (Colombina)
20 de Fevereiro de 2019 às 13:44
O longa é baseado no Mangá de Yukito Kishiro
20 de Fevereiro de 2019 às 11:52
Jair declarou apoio irrestrito também aos agentes penitenciários nas negociações com o governo
20 de Fevereiro de 2019 às 11:50
Os dois tinham um relacionamento extra-conjugal há dois anos e a mulher alimentava a raiva do amante para o marido
20 de Fevereiro de 2019 às 11:33
O 1º Passeio de Patins do Rondoniaovivo aconteceu no último domingo (17)
20 de Fevereiro de 2019 às 11:31
A Semdes já oficiou os responsáveis para sanar essa situação, mas até o momento não houve retorno
20 de Fevereiro de 2019 às 11:29
.
20 de Fevereiro de 2019 às 11:17
O evento aconteceu no Teatro Banzeiros e o vídeo cita o chefe do poder executivo de discurso machista e de não ouvir a comunidade.
20 de Fevereiro de 2019 às 11:13
Eyder também fez questão de mencionar o Exército Brasileiro, entidade ao qual dedicou missão durante 20 anos, sempre enfatizando à família
20 de Fevereiro de 2019 às 11:08
Técnicos do Ministério da Economia apresentam os principais pontos da Reforma da Previdência nesta quarta-feira
20 de Fevereiro de 2019 às 11:01
A lista da documentação necessária para matrícula está disponível na página do programa
20 de Fevereiro de 2019 às 10:47
O regulamento deve prevenir e controlar a resposta de saúde pública contra a propagação das doenças de grande gravidade, onde as portas de entrada das doenças estão por terra, ar e água
20 de Fevereiro de 2019 às 10:43
Ao fazer uso da palavra, o vice-governador disse ser com grande honra e satisfação que cumpre seu dever institucional de se dirigir à Assembleia Legislativa
20 de Fevereiro de 2019 às 10:33
No momento do acidente chovia forte e o motorista perdeu o controle do veículo
20 de Fevereiro de 2019 às 10:25
Para o deputado essa situação é uma clara definição dos impactos de um modelo de governo que defende e trabalha a privatização
20 de Fevereiro de 2019 às 10:16
O indivíduo, que estava acompanhado de sua esposa e dos 5 filhos do casal, foi preso e encaminhado à UNISP da cidade
20 de Fevereiro de 2019 às 10:07
Atriz participava das gravações da nova novela da Rede Globo, 'A dona do pedaço'
20 de Fevereiro de 2019 às 10:06
Até o momento, Celso de Mello entendeu que há inércia do Congresso ao não aprovar uma lei para proteger a comunidade LGBT de agressões e preconceitos.
20 de Fevereiro de 2019 às 10:04
Por outro lado, os servidores que ganham até R$ 5 mil terão redução para 7,5% de contribuição previdenciária. Laranjas foram usadas em protestos contra Bolsonaro
20 de Fevereiro de 2019 às 10:00