close

ESPAÇO ABERTO: Acabou a paciência dos pais de alunos da Zona Rural

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO

4 de Dezembro de 2018 às 09:13

ESPAÇO ABERTO: Acabou a paciência dos pais de alunos da Zona Rural

FOTO: (Arte/Rondoniaovivo)

VISITA


Nesta quarta-feira tem palestra do Ministro da Defesa, general Silva e Luna, no auditório da Uniron, no Porto Velho Shopping. O General de Exército Joaquim Silva e Luna que chega nesta terça-feira, em Porto Velho, vai participar de extensa programação durante 03 dias. Em meio aos compromissos acontecerá uma visita ao 5 BEC onde o general serviu como tenente.


DINHEIRO DO FUNDO


Nesta terça-feira (4), às 9h, no estacionamento Pirarucu do Palácio Rio Madeira, avenida Farquar, 2986, Pedrinhas, acontece a solenidade de disposição de quatro caminhões adquiridos através do Fundo Estadual de Combate a Erradicação da Pobreza de Rondônia (Fecoep).

 

Os veículos serão destinados para ações conjuntas da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e cooperativas de catadores de materiais recicláveis do Projeto Cata Mais Rondônia. 

 

PELICANO


O Esquadrão Pelicano, especializado em busca e salvamento, sediado em Campo Grande (MS), é referência dentro da Força Aérea Brasileira pelas ações eficazes que costuma realizar quando acionado. A presença do Pelicano, desde sábado,  no trabalho de buscas ao avião desaparecido que saiu de Pimenta Bueno em direção à Cuiabá (MT), em tese traria rapidez ao serviço. No entanto, a região onde a aeronave desapareceu é muita acidentada e com mata fechada o que tem dificultado bastante a visibilidade. Para piorar ainda mais a ação a chuva não tem dado trégua o que impede o avião dos pelicanos voar em baixa altitude. A esperança dos familiares é contar com a ajuda de moradores e sitiantes da região após a divulgação de recompensa por informações precisas que auxiliem nas buscas. 


PROTESTO


A manifestação de pais de alunos que estudam na zona rural de Porto Velho em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Educação vem reforçar uma situação crônica no município. O mínimo que um pai deseja para seu filho é que ele estude e se transforme em um bom cidadão mas não é isso que vem acontecendo há bastante tempo. A incompetência na gestão do transporte escolar rural prejudica, atrasa, aborrece e acaba com a paciência até mesmo de quem não tem nada a ver com isso já que as pessoas sabem que o mínimo que um gestor público é obrigado a oferecer é escola para sua comunidade.

 

OFÍCIO


Em tempos de notícias cada vez em tempo real é incompreensível conseguir entender o funcionamento das assessorias de imprensa de alguns órgãos públicos na capital. A Secretaria Estadual de Segurança Defesa e Cidadania (SESDEC) é um bom exemplo disso. Os assessores quando procurados normalmente nunca sabem de nada e solicitam ofício por escrito, que ás vezes é respondido uma semana depois, para retornar com a informação. Ora, meus caros colegas segurança é coisa séria. Quando o assunto é factual, algo ocorrendo de última hora, é compreensível aguardar um tempo, não uma semana claro, para a checagem da informação. Agora, quando é um tema pertinente à Secretaria é óbvio que isso precisa já estar pronto. Vou explicar: Dados como número de policiais civis e militares na ativa, comandantes de batalhões e chefes de delegacia, índices de criminalidade como assaltos, homicídios, roubos e furtos de veículos entre outros. Eu imagino que um secretário quando assume a primeira coisa que ele solicita são números atualizados sobre a criminalidade e as ações que o órgão vem fazendo para combater a bandidagem. Se assume o cargo e não faz isso bom, então nem vale a pena comentar.


FIM DO CONTRATO


Por falta de verba, Ministério Público do Trabalho (MPT) deve encerrar o contrato de 826 estagiários até dezembro, em nível nacional. Estudantes foram informados sobre a questão pelos Procuradores-chefes em reuniões realizadas, desde o final de outubro, em diversas Procuradorias do Trabalho em todo o Brasil.


Os estudantes foram avisados de que o programa de estágio deve ser encerrado até o final de 2018 devido a um corte orçamentário, em decorrência tanto da redução de verba destinada ao Ministério Público da União (MPU) quanto da distribuição destes recursos ao MPT. Em Porto Velho o MPT tem 11 estagiários.


REVITALIZAÇÃO


A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl) realizou, na semana passada, uma reunião com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para dar início aos trabalhos de revitalização do Forte Príncipe da Beira, no município de Costa Marques, RO.A atividade ocorreu na área militar do 1º Pelotão Especial de Fronteira (1ºPEF) do Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS).A reunião junto à empresa que fará a revitalização com os detalhes da obra no Real Forte Príncipe da Beira teve por objetivo garantir a eficiência e a eficácia do trabalho a realizar, e mais ainda garantir que a obra, com previsão inicial de realização de 06 (seis) meses, preserve as estruturas originais do Forte.

 

 

Fotos: Comunicação Social / 6º BIS

 

HUMANIZAÇÃO


Para tentar amenizar o clima tenso e de encarceramento de uma cadeia estabelecimentos prisionais femininos em Rondônia estão ganhando sala reservada para as crianças, com brinquedos , itens pedagógicos, equipamentos eletrônicos audiovisuais, teatro de fantoches, proporcionando um espaço recreativo, educativo e de encontro entre mães e filhos.


Na semana passada foram inauguradas duas brinquedotecas, em Porto Velho, no Centro de Ressocialização Suely Maria Mendonça, e na Casa de Detenção Feminina de Guajará-Mirim. A terceira está prevista para ser inaugurada ainda no início de dezembro, em Ji-Paraná, no anexo feminino do Presídio Agenor Martins de Carvalho.


Os espaços foram aparelhados por meio de acordo de cooperação com o Departamento Penitenciário Nacional, em consonância com a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional. Coube ao Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus),  providenciar e organizara os locais adequados no interior das unidades prisionais, para instalação dos itens infantis e dos aparelhos eletrônicos e de climatização.

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS