close

ESPAÇO ABERTO: Inteligência no combate a corrupção dentro dos órgãos públicos

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO

2 de Janeiro de 2019 às 09:57

ESPAÇO ABERTO: Inteligência no combate a corrupção dentro dos órgãos públicos

FOTO: (Rondoniaovivo)

SEM ÁGUA

 

Moradores de Ouro Preto do Oeste estão indignados com a falta de água na cidade que hoje completa dois dias. Moradores do bairro Liberdade que escreveram para a coluna afirmam que além de não ter água também não há  explicações, já que o número da Caerd não atende quando a população liga para reclamar. Bom, o jeito de administrar da Caerd o estado todo já conhece. Na gestão anterior da empresa era uma conversa furada atrás da outra, agora a população espera que Marcos Rocha consiga formar uma equipe competente na Caerd que, ao menos, atenda com respeito o povo.

 

 

SEGURANÇA

 

O novo secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, deu entrevista ontem com discurso afinado com Marcos Rocha. Questionado sobre sua gestão, Pachá  informou que vai tentar reprimir o mais rápido possível crimes de roubo e contra a vida. Também prometeu  trabalhar no combate a corrupção organizando estratégias em conjunto com Rocha. Finalizou afirmando que a Sesdec vai passar por uma reestruturação e enxugamento  para chegar a resultados positivos.

 

 

SAÚDE

 

O novo Secretário de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau), Fernando Rodrigues Máximo, disse durante a posse de Marcos Rocha estar ciente dos problemas que a saúde pública em Rondônia enfrenta. Fernando salienta que o principal foco do início da gestão é o Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, em Porto Velho. Há uma expectativa positiva quanto ao trabalho de Fernando na Sesau já que ele conhece bem o assunto. Cansei de vê-lo aborrecido justamente pela situação precária do João Paulo II, um local onde ele já cumpriu muitos plantões.

 

 

MARCOS ROCHA E AS PROMESSAS

 

Entre as promessas do novo governador está a de concluir obras que estão em andamento e que foram interrompidas. Rocha afirma que vai cobrar da equipe responsável pelo setor um levantamento dos problemas. De ante mão já garantiu que se houver contratos duvidosos ou super faturados eles serão revistos. Outra medida vai ser exigir a conclusão dos serviços de quem já recebeu e não terminou o trabalho. Aliás, infelizmente isso é uma prática comum em nosso estado. Alguns maus empresários recebem do governo, não concluem as obras e depois inventam aditivos para ganhar mais dinheiro e quando isso não acontece abandonam o empreendimento apresentando justificativas deslavadas.

 

 

PROMESSAS 02

 

Marcos Rocha pretende ampliar o monitoramento por câmeras nas ruas o que torna mais eficiente o trabalho da polícia e também contribui para diminuir as ocorrências. A inciativa realmente é excelente desde que seja levada a sério. Só na capital, por exemplo, menos de 20 das 90 câmeras existentes estão em funcionamento sendo que o Estado vem pagando como se todas estivessem operando. Nessa linha de combate a pilantragem a população já espera do Governador uma investigação rigorosa para apurar a quantas anda essa situação.

 


PROMESSAS 03


Na primeira entrevista como Governador Marcos Rocha já anunciou a criação de uma superintendência de inteligência para combater a corrupção dentro dos órgãos públicos. Essa talvez seja uma das medidas imediatas mais acertadas, é preciso dar o recado logo de cara que a nova administração não vai tolerar a roubalheira do dinheiro público. Nesse ponto, Rocha sempre manteve uma postura firme. Até mesmo no anúncio de seus secretários deixou claro que desvio de conduta não será tolerado além do que os responsáveis terão que responder por isso. Com certeza, prezado Governador, é isso que o povo mais espera do gestor público. Pena que o que deveria ser regra virou exceção.

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS