close

ESPAÇO ABERTO: 5º BEC tenta socorrer região que está ficando isolada

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

5 de Abril de 2019 às 08:35

ESPAÇO ABERTO: 5º BEC tenta socorrer região que está ficando isolada

FOTO: (Rondoniaovivo)

QUEIMADAS ESTÃO CHEGANDO


Nesta sexta-feira (5/4), às 9h, a Prefeitura de Porto Velho, através da Subsecretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), lançará a campanha de prevenção e combate às queimadas. O evento será no Parque Circuito, na avenida Lauro Sodré, nº 2983, bairro Nacional, sentido aeroporto.

 

 

AUMENTOU A PENA

 

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negou provimento à apelação do ex-delegado Loubivar de Castro Araújo condenado  no crime de homicídio qualificado por matar um colega, também delegado, dentro da Corregedoria da Polícia Civil. Loubivar que queria redução da condenação de 14 anos de reclusão teve a pena aumentada para  19 anos e 6 meses de prisão 
No dia 3 de outubro de 2016, o acusado Loubivar foi ao prédio da Corregedoria da Polícia Civil, quando se deparou com José Pereira (delegado) e acabou disparando dois tiros contra ele com uma pistola calibre ponto 40, matando o colega na hora.

 

 

 

 

 

 

 

CHAMAMENTO PARA A SAÚDE E ATIVIDADE FÍSICA


Nesta sexta-feira (5), às 7h30, no pátio do Palácio Rio Madeira, acontece uma ação conjunta em alusão ao Dia Mundial da Atividade Física e  Dia Mundial da Saúde.


A ação contará com atendimentos básicos de sáude como a aferição de pressão arterial, glicemia capilar (jejum de 8h), avaliação física, orientações para práticas de atividade física, educação em nutrição e orientações para quem deseja parar de fumar.

 

 

ENEM DE GRAÇA


Os estudantes que concluíram o ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo da Educação Básica já podem solicitar a gratuidade da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2019. O pedido deve ser feito por meio da página do Enem 2019. O prazo final para solicitação termina em 10 de abril. Também tem direito à isenção o participante que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. A isenção vale para os que se declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).

 

 

 

 

PREFEITURA SE OMITE E PAIS COMEÇAM A SE MOBILIZAR


Foram quentes os debates na comunidade do Distrito de Extrema de Rondônia que realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (4) para discutir a falta de transporte escolar na região que já atrasou em mais de dois meses o início do ano letivo. Nenhum representante da  Prefeitura de Porto Velho  apareceu no encontro. 


 
Cerca de duas mil crianças permanecem sem acesso à unidade escolar, e na região da Ponta Abunã, a situação é mais complicada em decorrência da distância dos distritos à cidade sede, aproximadamente 300 quilômetros. Eles não vão à escola desde outubro do ano passado. A ausência de representante do município gerou  revolta da comunidade que está planejando uma grande manifestação fechando as escolas até que a situação se normalize.

 

 

 


 
MAIS PAIS IRRITADOS

 

Desculpe o trocadilho mas em outro extremo de Extrema, no distrito ribeirinho de Calama, estudantes e seus pais realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (4) fechando a escola General Osório, em protesto pela falta de transporte escolar desde outubro de 2018.


 
O  ano letivo em 2019 ainda não teria começado e a comunidade se vê impotente vendo os filhos ser  prejudicados. A escola General Osório é da rede pública estadual de ensino, porém a reponsabilidade do transporte de 28% dos alunos matriculados nesta unidade seria  da Prefeitura de Porto Velho através de parceria com o executivo estadual que promove o repasse de verba para esse serviço.

 

 

 

 

 

 

 

OUTRO LADO

 

A Secretária Adjunta da Semed, Gláucia Negreiros, disse que a Secretaria não foi avisada em tempo hábil sobre a Audiência Pública em Extrema. Quanto ao problema em Calama, Gláucia afirma que na segunda feira será assinada a ordem de serviço para que a empresa Performance, de Fortaleza, atenda todo o Baixo Madeira. 

 

 

LAMA E DOR DE CABEÇA


Tá difícil a vida de quem precisa passar pela  BR 230,  a Transamazônica saindo de Humaitá sentido a apuí, no Amazonas. A enchente deixou a estrada praticamente intrafegável. Caminhoneiros e empresários gravaram vídeos sobre as condições da estrada. Uma ponte teria desabado há 02 semanas com um caminhão carregado de sal mineral. Moradores da região e empresários pediram ajuda ao 5º BEC para montar uma ponte móvel. O comandante do 5º Batalhão de Engenharia e Construção, tem-cel Emerson Moraes, esteve no local nesta quinta-feira (04). O coronel disse que está avaliando com engenheiros que medidas emergenciais podem ser tomadas de imediato. A região de Santo Antônio do Matupi, No km 180, e também o Apuí estariam  passando dificuldades  com  falta de alimentos e combustíveis.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS