close

ESPAÇO ABERTO: PRF vai cumprir decisão judicial de acabar com bloqueio em Extrema

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

11 de Abril de 2019 às 08:53

ESPAÇO ABERTO: PRF vai cumprir decisão judicial de acabar com bloqueio em Extrema

FOTO: (Divulgação)

DESOBSTRUÇÃO 


Na noite de ontem a Juíza Federal Substituta da 1º Vara Cível de Rondônia, Grace Anny de Souza Monteiro, emitiu a decisão judicial para a desobstrução na BR 364, em Extrema, sob pena de multa de um salário minímo a hora para cada manifestante e risco de prisão por desobediência, caso seja descumprida a medida. A Polícia Rodoviária Federal informou que cumprirá o mandado nesta quinta-feira (11) com apoio da Polícia Civil.

 

 

 

NA JUSTIÇA


O Ministério Público (MP/RO) entrou com ação civil pública, na 2ª Vara Cível de Guajará-Mirim, contra o Prefeito Cícero Noronha,  Alessandra Cortez Jacques, primeira-dama, Lucila Socorro de Oliveira, secretária de Assistência Social e Sharleston Cavalcante, ex-chefe de Gabinete na prefeitura de Guajará.


A acusação é por suposta prática de atos relacionados à improbidade administrativa. Os acusados teriam possibilitado – direta ou indiretamente – a utilização de servidores públicos na campanha eleitoral do candidato Marcos Rogério (DEM) ao Senado Federal nas eleições gerais de 2018.

 


OUTRO LADO


O Prefeito Cícero Noronha informou que não cometeu nenhum ato irregular nas eleições do ano passado. Ele afirma que trabalhou durante a eleição mas obedecendo as regras legais determinadas pela Justiça Eleitoral.

 


RETORNO ÀS ESCOLAS


A Secretaria Estadual de Educação pretende retomar o serviço de segurança nas escolas, aliás medida que nunca deveria ter sido alterada diante da fragilidade da segurança e da grande quantidade de bandidos soltos nas ruas. O caso já está sendo analisado pela Comissão de Segurança Pública (CSP) que tem na presidência o deputado Anderson Pereira. O retorno dos vigilantes seria para o período noturno, finais de semana e feriados. De acordo com o deputado Anderson, quando os vigilantes saíram das escolas, houve saques, roubos e furtos nos colégios causando um prejuízo maior do que a suposta economia justificada pelo governo passado para retirar os vigilantes das escolas. 

 

 


EM BRASÍLIA


O ex-governador Daniel Pereira e agora superintendente do Sebrae/RO está em Brasília tratando de questões voltadas ao empreendedorismo no estado de Rondônia e também acompanhando a marcha dos prefeitos na Capital Federal. Daniel, sempre foi um defensor da causa dos municípios e aproveita a estadia em Brasília para apoiar a iniciativa e discutir ações pontuais para os municípios do estado.

 

 

 

NA UTI


Boato em redes sociais de que o prefeito Hildon Chaves estaria internado em uma UTI por conta de um aneurisma foi desmentido pela Condecom ( Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Porto Velho ). De acordo com a assessoria de imprensa, o prefeito andou sim fazendo um check-up nos últimos dias mas está em plena saúde. Que bom, vai ser preciso bastante fôlego para suportar a pressão que não para de aumentar por conta do caos no transporte escolar.

 

 

 

 

 

AUTORIZADO PELO IPHAN


A Prefeitura de Porto Velho confirmou a autorização para instalação de uma cobertura provisória e removível (estação) para proteção da Litorina (trem em miniatura num só vagão, a motor). A autorização foi emitida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).A Litorina vai percorrer um trecho de 2,3 Km de trilhos, no trecho entre o Museu Rondon e o antigo Casarão da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM). De acordo com o titular da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Euzebio Lopes, os entraves burocráticos já foram superados. “Logo, estará tudo pronto para o passeio na Litorina, tendo a expectativa que seja dia 20 de abril a inauguração aos moradores e turistas”.

 

 

MAIS TRANSTORNOS NO TRANSPORTE 


Quanto mais demora uma solução no transporte escolar rural mais complicado fica a situação para a prefeitura resolver. Agora são pais de alunos de Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã que aderiram ao movimento de Extrema e também exigem providências da Secretaria Municipal de Educação. 

 

 

OUTRA DAS REDES SOCIAIS


No fim da tarde desta quarta-feira (10) circulava em Rede Social a informação de que comunidades do Baixo Madeira estariam se mobilizando para vir até Porto Velho fazer coro aos protestos de Extrema e região. Ninguém acredita muitos nos prazos dados pela prefeitura para a regularização do transporte, no caso agora do transporte fluvial as exigências são mais rigorosas ainda. Haja Lexotan para acalmar a adrenalina de quem não tem mais por onde se esquivar. 

 

 

 

BENS DESBLOQUEADOS


O juiz Digo Negrisoli Oliveira, da 1ª Vara Federal de Guajará-Mirim, liberou  os valores retidos na conta do empresário Mário Português, dono da Distribuidora Coimbra, e de sua esposa, Iolanda Azevedo Coelho. Eles tinham sofrido restrições por determinação da própria Justiça Federal durante a Operação Dracma, realizada em três estados para combater a atuação de empresas que estariam ocultando recursos gerados pelo tráfico de drogas.


O juiz atendeu pedido dos advogados de defesa do empresário que comprovaram com documentos que Mário e Iolanda não possuem qualquer envolvimento com os crimes do qual estão sendo acusados, descritos no Inquérito Policial 104/2016, da Polícia Federal.

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS