close

ESPAÇO ABERTO: Deputados miram governador enquanto a capital está um caos

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

29 de Abril de 2019 às 08:30

ESPAÇO ABERTO: Deputados miram governador enquanto a capital está um caos

FOTO: (Rondoniaovivo)

PREFEITO BENEFICIADO COM O DESVIO DE FOCO


Uma das atribuições dos deputados estaduais é legislar de acordo com os interesses da população. No entanto, nesse início de governo Marcos Rocha parece que o termo população não inclui Porto Velho. A capital está virada do avesso, é não é de agora, por conta, primeiro do transporte público, e agora a questão do transporte escolar. Diga-se de passagem que nenhum desses problemas é de hoje. Funcionários do transporte coletivo, e não foi só uma vez, prejudicaram trabalhadores e empresários com suas greves.

 

Movimento considerado justo até por setores da justiça que reconhecem os direitos da categoria que foram deixados de lado devido ao imbróglio envolvendo prefeitura e Consórcio SIM. Se uma confusão com transporte era pouca, o jeito foi arrumar mais outra. Agora envolvendo crianças que tiveram um direito constitucional, e passível de crime de responsabilidade, totalmente ignorado pelo poder público. Quantos deputados foram vistos junto aos pais de alunos? Quantos deputados levantaram a voz e exigiram solução imediata para o problema? Quantos deputados vieram à público dizer que o prefeito tinha que ser responsabilizado?

 

Estamos com a cidade “largada” e o ranço do momento é bolar uma estratégia para punir Marcos Rocha, inclusive com a possibilidade de “achar” brecha que possibilite a perda do mandato. Ora, exceto pela vaidade pessoal do Governador, ele é verde no campo político , talvez ele tenha promovido algumas atitudes com soberba justamente por não ter um bom aliado político com a “malandragem” necessária para dialogar com simpatizantes e desafetos.

 

VEJA MAIS:

 


MAS, E A CÂMARA DE VEREADORES ?


Qualquer deputado que venha me fazer essa pergunta, diante do tópico acima, a resposta já está pronta. Vai bem, obrigado!

 

 

MAIO AMARELO


Nesta segunda-feira (29), às 10h30, no Salão Nobre Rosilda Shockness, o Governo de Rondônia realiza a abertura da sexta edição do Maio Amarelo Rondoniense com o tema  “No trânsito, o sentido é a vida”.

 


PECHINCHA


A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia - Fecomércio/RO, realiza nesta segunda-feira (29), às 08h30, o Lançamento da 3° Edição da Feira da Pechincha. O evento é uma parceria entre a Fecomércio/RO, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho – ACEP, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Rondônia – FCDL e Sicoob/Portocredi. 


A Feira acontece de 02 a 05 de maio no espaço do Bingool Eventos das 09 às 22h e contará com a presença de mais de 40 lojistas com descontos que chegam a 50%. Além das ofertas imperdíveis o consumidor poderá contar no local com serviços gratuitos como corte de cabelo, maquiagem, aferição de pressão arterial, estacionamento, recreação e sorteio de brindes. O lançamento da 3° Edição acontecerá na Sede da Federação, situada na Avenida Carlos Gomes, 400, Bairro Caiari. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 069- 2182-3400.

 


PAROU


O  Centro de Zoonoses de Porto Velho e Divisão de Controle de Vetores da Semusa está parado por falta de estrutura. Carros  e motos (cerca de 50) estão parados necessitando manutenção. 


Cerca de 80 servidores estão sem trabalhar. Faltam uniforme, EPI – Equipamentos de Proteção Individual e até crachá de identificação funcional. Os servidores que combatem a Dengue e Malária na zona rural também não estão trabalhando, o que pode causar um aumento das doenças na capital, desde o Baixo Madeira até a Ponta do Abunã. Nem a aplicação de fumaçe está sendo realizada por falta de produtos e veículos.


Servidores apontam falhas na licitação, falta de ação do prefeito Hildon Chaves e conivência da maioria dos vereadores com os supostos desmandos do executivo, como fatores que contribuem para os problemas enfrentados pelo centro. Essa cruzada de braços dos trabalhadores mostra que não é somente na educação que a situação na capital está causando transtorno à população.

 

 

 

 

 

SENADO DERRUBA LOBBY DAS EMPRESAS AÉREAS

 

O lobby das companhias aéreas sofreu uma baixa, na quinta (25), com a aprovação do texto final da lei inspirada na MP 863, permitindo 100% de capital estrangeiro no setor. O senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da MP, em seu parecer, aprovado na Comissão Mista, restabeleceu também o direito de cada passageiro levar mala de até 23kg sem acréscimo de preço. Agora, o PLV (Projeto de Lei de Conversão) será votado na Câmara e Senado.

 


NÃO AGRADOU


A nova redação do PLV levou à loucura lobistas das aéreas e amigos da Anac, “agência reguladora” do setor, que protestou em nota. Os leitores devem estar lembrados que ao permitir a cobrança de malas, a serviço das empresas, a Anac prometeu queda no valor das passagens. Era uma mentira deslavada já que isso nunca foi feito. O Senado anulou a resolução da Anac, mas o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, engavetou o projeto desde de dezembro de 2016. A Anac tem longo histórico de decisões que favorecem exploração. A mais recente autoriza as empresas a cobrar pela marcação de assento, outro absurdo.

 

 

 

 


FALTOU POUCO PARA UMA TRAGÉDIA


Um ônibus escolar transportando mais de 25 estudantes, que trabalha na linha 27, região do Taboca, zona rural de Porto Velho, quase caiu no Rio das Garças nesta sexta-feira (26). Ao passar pela ponte uma tábua podre quebrou deixando o veículo preso na estrutura. Moradores da região fizeram um esforço concentrado e conseguiram socorrer os estudantes e depois retirar o ônibus do local. Há um mês, aqui na coluna, eu fiz um alerta da situação precária e perigosa da ponte. Mostrei tábuas podres que a qualquer momento podem derrubar toda a estrutura que já é precária e provocar acidente. Na época, a prefeitura me informou que a Secretaria de Agricultura já estava providenciando uma solução. No vídeo, enviado por leitores é possível avaliar se realmente alguém levou a sério o alerta que fizemos.

 

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS