close
logorovivo2

ESPAÇO ABERTO: Só este ano número de foragidos na capital daria para encher nova cadeia

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

16 de Maio de 2019 às 09:02

ESPAÇO ABERTO: Só este ano número de foragidos na capital daria para encher nova cadeia

FOTO: (Rondoniaovivo)

FUGAS E MAIS FUGAS


Só este ano já são quase 200 presos que fugiram do sistema prisional em Porto Velho. E quando fogem saem em bando, ontem foram 12 que escapuliram do Milton Soares de Carvalho, o conhecido 470.  Isso representa mais de uma fuga ao dia ou a metade da lotação do Presídio de Ariquemes, por exemplo. 

 

 

VEJA MAIS:

 

 


EXPLICAÇÕES


O mais curioso são as justificativas. Sindicato dos Agentes Penitenciários de Rondônia ( SINGEPERON) resume a situação dizendo que faltam agentes e os que estão em atividade não conseguem dar conta. A Sejus, quando responde os questionamentos por e-mail ou mensagem de celular, não diz coisa com coisa. A alegação é sempre a mesma: a Corregedoria vai investigar. O problema é que parece que a Corregedoria não investiga  pois nunca a Sejus retorna dando uma explicação para a sociedade. Ontem, mais uma vez, não tivemos retorno sobre a nova fuga ocorrida no tal presídio 470.

 


PM NO LIMITE


Um oficial da Policia Militar de Rondônia, que pediu para não ser identificado, disse com convicção que as equipes nunca vão dar conta de atender toda a demanda. Afirma o PM: “quando não é a justiça que solta é o sistema penitenciário inoperante que falha e daí nós policiais militares que se vire para resolver o problema”. Pois é...

 

 

BANZEIRO


Fotos de leitores do Rondoniaovivo  alertam para um Banzeiro em Jirau, na BR 364, próximo a balsa, que pode romper a estrada. A força da água estaria provocando destruição do aterro que sustenta a pista. Moradores da região estão preocupados. A assessoria de imprensa da Usina de Jirau não respondeu aos questionamentos da coluna.

 

 

 

 

 

PROPINA EXPLICA FAVORES ÀS EMPRESAS AÉREAS


A delação de Henrique Constantino, chefão da GOL, pode servir para que se entenda os muitos favores do poder público às empresas aéreas. Na Câmara, por exemplo, investigação pode desvendar o que mantém na gaveta, desde dezembro de 2016, o projeto do Senado que anula a cobrança de bagagem em viagens aéreas. O projeto nunca foi votado. E tem o fim da reserva de mercado, que só se viabilizou quando as aéreas “nacionais” passaram a ambicionar investimentos estrangeiros.

 


PROPINAS DA ABEAR


No Anexo 7, Constantino citou supostas propinas por meio da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) a políticos importantes.

 


MAIA E CIRO


Constantino delatou Rodrigo Maia, presidente da Câmara, e o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, entre outros.

 


TUCANO ENROLADO


O ex-ministro de Cidades Bruno Araújo (PE), atual presidente nacional do PSDB, também foi citado pelo dono da GOL por receber propina.

 


MAIS OUTROS


Romero Jucá (MDB), os petistas Marco Maia (RS), Vicente Cândido e Edinho Silva (SP) e Otávio Leite (PSDB-RJ) também são denunciados.

 


ME ENGANA QUE EU GOSTO


A esquerda promoveu nesta quarta (15) atos “em defesa da Educação”, repetindo a mentira dos “cortes de 30% nas universidades”. Os cortes incidem apenas sobre 20% das despesas “discricionárias”. O corte foi de apenas 3,4%, quase um sexto dos 19,3% no governo Dilma (PT).

 


CONTO DO VIGÁRIO


Há cinco meses a Visa enrola uma cliente que precisou usar, em janeiro, o seguro de viagem oferecido pelo cartão. Já foram dez ligações e cinco e-mails. Mas nada de solução do problema.

 

 

SECANDO GELO


A Prefeitura de Porto Velho está fazendo alerta para que a população só consuma produtos que constam na embalagem o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), municipal (SIM) ou federal (SIF). São selos que garantem um produto de qualidade, fabricado dentro das normas higiênico-sanitárias e nos padrões estabelecidos nas legislações. Ora, a venda de produtos sem inspeção ocorre à luz do dia na capital e isso só acontece porque não há fiscalização.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS