close

ESPAÇO ABERTO: Pesquisa de opinião mostra popularidade negativa do prefeito

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

23 de Maio de 2019 às 08:49

ESPAÇO ABERTO: Pesquisa de opinião mostra popularidade negativa do prefeito

FOTO: (Rondoniaovivo)

SEMEANDO O ABANDONO


Moradores colocaram um pé de bananeira em uma cratera localizada no cruzamento  da rua Uruguai com avenida José Vieira Caúla. O buraco é tão grande que até pneus estão “plantados” na cratera juntos com a bananeira. Moradores da região afirmam que já aconteceram vários acidentes no local e que a prefeitura, mesmo após várias denúncias, nunca apareceu para resolver o problema.

 

 

 

“QUEIMADO”


Pesquisa de opinião que avalia o cenário político, em Porto Velho, revela que o prefeito Hildon Chaves perdeu a imagem positiva que tinha quando do pleito passado. A pesquisa foi realizada entre os dias 13 a 16 de maio e ouviu 825 pessoas em diversos pontos do município. Situações como falta de médicos em unidades de saúde, troca constante de secretários, incompetência na condução dos transportes público e escolar, ruas esburacadas e abandonadas fizeram a população trocar a confiança pela desconfiança. 

 

 

 

PERDERIA ATÉ PARA O VICE 


A pesquisa avaliou também o potencial eleitoral de prováveis candidatos. Conforme os nomes apresentados durante os questionamentos o deputado Léo Moraes aparece na primeira colocação com 14,42%, seguido do professor Vinícius Miguel (9,09%); logo em seguida aparecem Jaime da São Lucas e Ellis Regina, empatados com 7,03% e Hermínio Coelho (6,06%). Na sequência tem ainda Coronel Charlom e Edgar do Boi empatados com 4,12%.


O advogado e empresário Ricardo Frota, o ex-governador Daniel Pereira, o prefeito Hildon Chaves e Pimenta de Rondônia ficariam empatados com 3,15%. Arnaldo Buiu e o professor Junior Freire aparecem empatados na pesquisa com 1,09%. O total de indecisos é 33,35%.

 


VIROU AS COSTAS


Durante a pesquisa, que tem margem de erro de 3,41%, os entrevistados se mostraram descontentes com o jeito de governar do prefeito Hildon Chaves. Alegaram que a credibilidade do prefeito foi se esfacelando por não cumprir promessas de campanha e se esquivar de encarar problemas graves, como transporte coletivo,  que afeta metade da população.

 

 

 

 

 
SEM CHANCE


Durante a pesquisa também ficou claro que o melhor caminho politicamente para o prefeito seria tentar terminar o mandato com ações positivas e concretas e evitar se expor tentado uma improvável reeleição como aponta a pesquisa.

 

 

REPERCUSSÃO


Diversos vereadores consultados pela coluna concordam que a imagem do prefeito está bastante desgastada. A maioria prefere apenas se manifestar em off, inclusive sem ter o nome divulgado, postura estranha para quem é pago pela sociedade para trabalhar sendo que uma das atribuições é fiscalizar os atos do prefeito.

 

 

PALITOT  


O vereador Aleks Palitot diz que o prefeito  não conseguiu trazer a experiência da iniciativa privada para a vida pública. O vereador afirma que não há comunicação entre secretarias. Algumas, na opinião de Palitot, não sabem de nada do que acontece no dia a dia por falta de comunicação com o executivo. Ele esclarece que o Prefeito tem dificuldade para fazer a equipe trabalhar com projetos. O vereador destacou ainda que apenas Endur e SEMA estariam fazendo um papel a contento. Aleks citou como ponto negativo na gestão de Hildon Chaves a Semusa ( Secretaria Municipal de Saúde) , com demandas de dois anos que ainda não foram resolvidas.

 

 

 


CRISTIANE 


A  vereadora Cristiane Lopes diz que o prefeito deve repensar a forma como a prefeitura está sendo conduzida. Afirma que já se passaram dois anos de administração onde o prefeito demonstrou que para ele existem dificuldades  intransponíveis. Cita como exemplos transporte escolar e unidades de saúde.

 

 

 

 

 
ADA DANTAS


A vereadora Ada Dantas resumiu nosso questionamento com uma única resposta:  "Para um prefeito que teve mais de 140 mil votos, que carregou o nome do Ministério Público para ser eleito e que, além disso, era promotor da aérea da saúde, a população criou uma grande expectativa vindo a se decepcionar. O povo quer o político junto com a comunidade, ouvindo suas reivindicações e não se escondendo atrás de secretários. Todavia, a quantidade de viagens realizada pelo Dr. Hildon e a falta de zelo na área da educação, deixando alunos sem transporte público fizeram a sociedade descartá-lo de qualquer pleito eleitoral”.

 

 

 

 

LÍDER QUIETO


O vereador Alan Queiroz, líder do prefeito na câmara, não respondeu aos questionamentos da coluna. 

 

 

 

FOI ROUBADO


Servidora da saúde na capital pede ajuda da coluna para divulgar o roubo de seu veículo. Ela conta que segunda-feira (20) estava chegando com o sobrinho na escola, rua Alba, bairro Cuniã, quando foi abordada por dois bandidos. Eles fizeram menção de estar armados, arrancaram um cordão de ouro do pescoço da jovem, pegaram o celular e as chaves do veículo gol preto, placas QTA 4160, e fugiram sem deixar pistas. A servidora diz que recebeu informações de que os bandidos estariam usando o carro para praticar roubos pela cidade, uma das ações teria ocorrido na manhã desta quarta-feira (22), na rua João Goulart. Fica o alerta para a polícia quanto ao uso do carro por bandidos. Quem tiver qualquer informação pode ligar para o 190 da Polícia Militar.

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS