close

ESPAÇO ABERTO: O espetáculo nebuloso das queimadas e suas consequências

Confira a coluna

RONDONIAOVIVO - CÍCERO MOURA

19 de Agosto de 2019 às 08:37

ESPAÇO ABERTO: O espetáculo nebuloso das queimadas e suas consequências

FOTO: (RONDONIAOVIVO)

DE NADA VALEM OS ALERTAS


De um lado ao outro da cidade o que não faltam são pessoas fotografando um triste cenário. Porto Velho completamente coberta pela fumaça das queimadas. Quase todos os dias tenho falado sobre isso no “Direto da Redação”, resumo de notícias exibindo pelo Rondoniaovivo, de segunda a sexta, ás 17h. Por mais que bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura e Governo  façam campanhas falando sobre a devastação do meio ambiente e os perigos para a saúde as queimadas não acabam. Muita gente continua insistindo em queimar lixo doméstico, atear fogo em terrenos baldios e, principalmente, em pastagens na área rural.  Segundo o Corpo de Bombeiros, só nos últimos 15 dias, na Capital, foram registradas mais de 250 ocorrências de queimadas. Crianças e idosos são quem mais sofrem com o problema.

 

 

 

 

 

 

CERRAÇÃO


Nessa época no Sul do Brasil a cerração, nevoeiro onde a base fica no solo, deixa a paisagem fechada e causa transtornos para o trânsito e principalmente o tráfego aéreo. A fumaça das queimadas também muda o cenário natural e, algumas vezes, interrompe o pouso e decolagem no Aeroporto Internacional de Porto Velho. 


Um voo da Latam precisou ser desviado do aeroporto de Porto Velho, nesta sexta-feira (16), devido à quantidade de fumaça no céu da capital rondoniense. Com o comprometimento da visibilidade, o piloto pousou o Airbus A320 em Manaus (AM).

 

 

 

 

 

SAÚDE


Vale dizer que a cerração do Sul não provoca problemas respiratórios. No caso das queimadas, é importante lembrar dos cuidados básicos como beber bastante água para hidratar, água de coco, suco, umidificar o ambiente, proteger-se do sol e evitar o ressecamento da pele.

 

 

CARECA

O estouro de um pneu de um avião dos bombeiros neste domingo fez com que o aeroporto  tivesse que ser interditado para pouso e decolagem por mais de uma hora. Felizmente ninguém se feriu no entanto chama a atenção o estado do pneu do avião que é usado em operações e também em transporte de pacientes. Difícil imaginar que o pneu tenha sido aprovado nas vistorias obrigatórias de manutenção. 

 

 

 

 

 

 

 

FOI COM O IMPACTO 


O comandante do Corpo de Bombeiros de Rondônia, coronel Demargli da Costa farias, informou que o pneu deu a impressão de estar careca porque arrastou ao pousar. Farias disse ainda que o estouro aconteceu devido ao atrito na pista.

 

 
EXPOSIÇÃO


Tenente Coronel Bastos, comandante do 6º BIS ( Batalhão de Infantaria de Selva ), em Guajará-Mirim, convida para a Exposição de Material Militar. O evento acontece no próximo dia 21 de agosto, á partir das 19h, na praça Irmã Maria Celeste, centro de Guajará. A exposição apresenta equipamentos usados pelo Exército Brasileiro em suas missões. Durante as visitas o público poderá também apreciar uma boa música com a Banda do 6º BIS.

 

 

 


 

NÃO HÁ O QUE NÃO HAJA


Uma jovem de 19 anos foi detida em São José do Rio Claro, a 325 km de Cuiabá, depois de tentar retirar o prêmio da Mega-Sena com um bilhete falsificado em uma lotérica. Os números sorteados no concurso foram recortados de outras apostas e colados sobre os números que a moça jogou. Segundo a polícia, o código de barras do bilhete apresentado pela cliente não era aceito pelo sistema. A polícia classificou a falsificação como grotesca. A jovem foi ouvida e liberada. 

 


COMEMORAÇÃO


Nesta segunda-feira (19), às 8h30, na Rua Raimundo Cantuária com Avenida Mamoré, o Governo de Rondônia realiza ação educativa em alusão ao Dia do Ciclista com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito.

 


NÃO É VERDADE


O Brasil tem quase 60% do território coberto por florestas, e toda essa área preservada, de 4,9 milhões de quilômetros quadrados, é maior que a soma dos 28 países da União Europeia. O engenheiro agrônomo Alfredo José Barreto Luiz, pós-doutor em Sensoriamento Remoto pelo INPE, escreveu que o discurso sobre desmatamento brasileiro “é falacioso e ofusca outros grandes e mais urgentes problemas ambientais”, como falta de coleta e tratamento de esgoto.

 


SANEAMENTO


Alfredo José Barreto Luiz explica que 48,6% da população têm coleta de esgoto e apenas 40% são tratados. Isso, sim, afeta o ambiente. Esses números comparados com Porto Velho, infelizmente, são excepcionais.

 


OUTROS NÚMEROS


Dados do INPE mostram que 94% do Estado do Amazonas estão preservados. No Amapá, também na Amazônia, chegam a 99,6%. A  Noruega, por exemplo, tem mata em só 32% do território, sendo que metade foi plantada para exploração industrial. Restam à Alemanha menos de um terço do seu território ainda não desmatados. Na França, um pouco mais. Que vergonha.

 


RETALIZAÇÃO


O ministro Bruno Dantas, do TCU, disse ter sido vítima de “retaliação” da Receita Federal por sua posição contrária a uma bonificação por multa paga a auditores da Receita. Retaliação no setor público é mais comum que parece. E está mais próxima de Dantas do que ele supõe.

 


VIROU PIADA


Após sucatear os aeroportos brasileiros, salvos pela privatização, a Infraero virou deboche: agora manda e-mails oferecendo seus serviços afirmando ter “experiência para seu aeroporto voar mais alto”. Sem comentários...

 


CONTINUAM SOBERANAS


A força das aéreas pôde ser vista na Comissão de Viação da Câmara, que rejeitou projeto para regulamentar programas de milhagem que tanto enganam consumidores. Para não “afrontar” as empresas.

 


CRÍTICA


O Sindicato dos Delegados de Polícia Federal de São Paulo chamou de desrespeitosa a decisão de Jair Bolsonaro de exonerar o superintendente da PF do Rio. Afirma que isso interfere na autonomia.

 

 

 

 


“NÃO SEREI PRESIDENTE BANANA”


Ao comentar a decisão de trocar o superintendente da PF no Rio, Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que não está decidido que Ricardo Saadi será substituído pelo superintendente em Pernambuco, Carlos Henrique Oliveira Sousa. Bolsonaro informou que o próximo a ocupar o cargo viria de Manaus.

 

O presidente manifestou irritação com a nota da PF sobre o assunto (a nomeação de Oliveira Sousa):

 

- O que eu fiquei sabendo, se ele resolveu mudar, vai ter que falar comigo. Quem manda sou eu. Deixar bem claro. Eu dou liberdade para os ministros todos, mas quem manda sou eu. Pelo que está pré-acertado, seria o lá de Manaus.

 

Ele explicou:

 

- Já estava há três, quatro meses para sair o cara de lá. O que acontece, quando vão nomear alguém, falam comigo. Eu tenho poder de veto. Ou vou ser um presidente banana agora? Cada um faz o que entende e tudo bem?

 

 

QUEBRA DE CONFIANÇA


A atitude de Jair Bolsonaro comprometeu a confiança de delegados da cúpula da corporação, de diferentes partes do país, no presidente. Existe a possibilidade de um pedido de demissão coletiva caso Bolsonaro insista na indicação.

 


NO GABINETE DE KAJURU

 


O filho do apresentador José Luiz Datena, Datena Júnior, foi nomeado em cargo comissionado, na sexta-feira (16), no gabinete do senador Jorge Kajuru.

 

Datena e Kajuru são amigos há décadas.

 


PRONTO ESTA SEMANA


No calendário do relator da reforma da Previdência no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), a primeira versão do texto sobre a PEC da Previdência deverá ficar pronta ainda nessa  semana. A presidente da CCJ, Simone Tebet (MDB-MS), não pretende mexer nos prazos de tramitação. Está tudo pronto, por exemplo, para a realização de audiências públicas também nessa semana.

 


BLACK FRIDAY BRASILEIRA


O Palácio do Planalto já tem uma lista de mais de 100 associações e empresas que aderiram ao projeto de uma “Black Friday” brasileira. A iniciativa, batizada de Semana do Brasil, vai ser realizada de 6 a 15 de setembro –nas adjacências do feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro– e tem como objetivo estimular o comércio em todo o país.

 

A iniciativa é coordenada pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência). O chefe da divisão, Fábio Wajngarten, tem feito reuniões sucessivas com empresas de mídia sobre a semana de descontos.


O evento sairá todos os anos e será uma espécie de “compre mais para o Brasil melhorar”.

 


MAIS DOIS EXPULSOS


O portal Terra revela que além de Alexandre Frota, o PSL poderá expulsar mais dois deputados, um dos quais seria Bibo Nunes, do RS. O outro é a deputada Alê Silva, de Minas Gerais.


Alexandre Frota teve a cabeça pedida por Bolsonaro, mas nos casos dos outros dois deputados a bronca seria com o próprio Luciano Bivar, presidente do Partido. Bivar está particularmente incomodado com Bibo, que o denunciou ao Conselho de Ética do PSL. É que o deputado mandou mensagem ao gaúcho com expressões de baixíssimo calão.

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS