close

SALAS TEMÁTICAS: Vereadora Ada Dantas faz homenagem a professores e alunos do Colégio Mariana

“Esta homenagem é justa e merecida por todos vocês. A educação é base para um futuro promissor e todos os desafios que eu enfrentei foi pensando nas dificuldades que eu vivi. É preciso aproveitar ao máximo os ensinamentos para usá-los no futuro”, finalizou a vereadora Ada Dantas

ASSESSORIA

18 de Outubro de 2019 às 14:24

SALAS TEMÁTICAS: Vereadora Ada Dantas faz homenagem a professores e alunos do Colégio Mariana

FOTO: (ASSESSORIA)

Na manhã desta quinta-feira (17), a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) realizou sessão solene na quadra da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana, localizada no Bairro Mariana, zona leste de Porto Velho. O evento foi organizado para homenagear servidores da escola e alunos envolvidos no Projeto Salas Temáticas, através do Projeto Amac (Atividade Multidisciplinar por Área de Conhecimento).

 

O projeto Amac acontece todo ano, mas neste o foco foi na transformação das salas de aulas, onde foram realizadas mudanças tanto na estrutura física, quanto na parte de decoração das salas, destacando as áreas de Português, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Inglês, Artes e Educação Física, com ideias de salas ambientais que facilitem o acesso aos materiais didáticos específicos de cada disciplina. Agora, ao invés dos professores trocarem de sala, são os alunos que fazem isso, interagindo cada vez que entram em uma das salas modificadas.

 

 

 

 

Márcia Reis, diretora da escola, afirmou que ao tomar conhecimento do projeto Salas Temáticas, fez a proposta aos alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos), e eles compraram a ideia e a motivação foi intensa, de ambas as partes. “Eu me arrepio de lembrar os trabalhos que eles fizeram e fazem até hoje”, comentou Márcia.

 

Durante uma semana intensa de trabalhos foram feitas as reformas e preparações das salas de aula, tudo isso graças ao empenho dos professores, que motivaram todos os alunos envolvidos, além de voluntários da comunidade. “Houve o receio de não dar certo, mas muito pelo contrário deu muito certo. A escola era conhecida pela marginalidade, e hoje é referência pela transformação. Agora é só colher os frutos e dar manutenção”, concluiu a diretora.

 

 

 

 

Ada Dantas ficou surpresa com a qualidade na transformação das salas de aula que aparentam ter sido reformadas por profissionais, mas, na verdade foram os alunos e professores responsáveis pelas obras. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) teve surpreendente salto na nota, indo de 2.4 para 5.0, o que mostra o comprometimento dos profissionais da educação com seus alunos, bem como a dedicação dos estudantes.

 

A estudante Crislei, de 15 anos, estudante do 9º ano, foi uma das pessoas que participou da transformação nas salas de aula. Mesmo após ter tido filho, ajudou na reforma, lixando paredes, limpando e até mesmo pintando as salas. Seu esforço e dedicação foram reconhecidos pela diretora Márcia Reis, que lembrou a dedicação de Crislei, que mesmo após ter sido mãe, não largou os estudos. A adolescente estava bastante emocionada na homenagem e não conseguiu falar, mas teve seu exemplo de superação reconhecido por todos.

 

 

 

 

O aluno Cleones, representando os estudantes do EJA, agradeceu pela oportunidade e puxou salva de palmas aos professores, responsáveis pelo crescimento pessoal de todos. Declarou que apesar do horário reduzido nas aulas do EJA, é possível absorver bastante conhecimento, mesmo com a correria do dia a dia. Ressaltou que a Escola Mariana o acolheu para passar conhecimento e deu conselho para que os alunos do ensino fundamental e médio não parem de estudar, que se empenhem e concluam os estudos, cursando inclusive faculdade, pois o mercado de trabalho está muito exigente.

 

Prestigiando a solenidade, a vereadora Joelna Holder disse não poder deixar de parabenizar cada um dos alunos, estendendo ainda o reconhecimento à vereadora Ada Dantas pelo engajamento com a comunidade. Recomentou ainda aos alunos que não se deixem levar por más amizades ou algo que atrase seus futuros, e nem abandonem os estudos. “Não deixem de sonhar e nem produzir aquilo que esperam ser daqui alguns anos”, concluiu.

 

Ada Dantas lembrou ter vindo de família humilde e que na infância descascava mandioca para seu pai ralar e fazer o tucupi para que sua mãe pudesse fazer tacacá. Sempre dedicada, Ada Dantas estudou toda sua vida em escola pública e era incentivada por sua mãe, que nunca lamentava e afirmava à filha que o futuro dela estava na escola. “Esta homenagem é justa e merecida por todos vocês. A educação é base para um futuro promissor e todos os desafios que eu enfrentei foi pensando nas dificuldades que eu vivi. É preciso aproveitar ao máximo os ensinamentos para usá-los no futuro”, finalizou a vereadora Ada Dantas.

 

 

 

 

 

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS