close
logorovivo2

NATUREZA: Buraco das Araras – Uma caminhada para todas as idades

A descoberta de Buraco tem seu registro no ano de 1912, pelo peão Antônio Amaro

DA REDAÇÃO

19 de Setembro de 2018 às 17:39

NATUREZA: Buraco das Araras – Uma caminhada para todas as idades

FOTO: (Divulgação)

Localizado no município de Jardim, a 53 km da cidade de Bonito-MS, o Buraco das Araras reúne histórias e belezas em um passeio em meio ao cerrado. Por ter uma vista deslumbrante, o lugar também é excelente para que pessoas de todas as idades possam caminhar enquanto admiram a plenitude da região. 

 

O Buraco das Araras é uma das maiores dolinas (pequeno vale) do Brasil e a segunda maior da região centro-oeste. Possui 105 metros de profundidade e 295 metros de largura. Com esses dados, já é possível ter ideia da imensidão do lugar.

 

A descoberta de Buraco tem seu registro no ano de 1912, pelo peão Antônio Amaro. Ele e seus companheiros de trabalho faziam o manejo de gado na região e perceberam que muitas araras voavam próximas a um grande capão de mata. Foram ver mais de perto e notaram um imenso buraco escondido na vegetação sobrevoados por diversas espécies de pássaros.

 

Assim, o lugar passou a ser chamado de Buraco das Araras, como é conhecido até hoje. Com o passar do tempo e por consequência do mau uso do local, as araras foram desaparecendo aos poucos até não restar mais nenhuma. Atualmente, a fauna e a flora foram restabelecidas e é possível avistar centenas de espécies sobre o local.

 

Passeio contemplativo e caminhada leve para todas as idades

 

O ponto turístico digno de visitação recebe pessoas de todas as idades. Para ter acesso ao lugar, algumas trilhas são boas alternativas — cada uma com graus de dificuldades diferentes. A caminhada dura aproximadamente uma hora e meia. São 970 metros ao redor da dolina com paradas para observação e contemplação do espetáculo da natureza em dois mirantes. Por isso, é essencial estar com tênis e roupas confortáveis, dessa forma, a caminhada será muito melhor aproveitada.

 

Para o passeio, alguns grupos são formados com o objetivo de não sobrecarregar o local e também para garantir a segurança de todos os visitantes. Por isso, todo o percurso é acompanhado por guias turísticos ou monitores ambientais. Assim, é possível observar como centenas de pássaros se comportam em pequenos grupos e, também, como os voos deles decoram o céu com uma beleza esplêndida. É realmente um cenário que encanta e consagra o local como um dos pontos turísticos mais incríveis para ser visitado no Brasil!

MAIS NOTÍCIAS

PRIMEIRA PÁGINA
RONDONIAOVIVO TV
DESTAQUES EMPRESARIAIS
PUBLICAÇÕES LEGAIS
COLUNAS